sexta-feira, 19 de abril de 2013

Sindicato incentiva jovens para escolha certa








O mundo globalizado está exigindo que, cada vez mais cedo, os jovens façam a sua opção profissional. Os adolescentes estão chegando mais cedo ao ensino superior, conseqüentemente, mais imaturo. Contudo, surgiu à necessidade de incentivar nossos jovens a ter uma perspectiva de vida melhor, preparar-se para o mercado de trabalho. O Sindicato Rural Patronal de Ubiratã também tem este compromisso de assegurar aos jovens uma escolha profissional mais assertiva. Evidentemente, não é uma escolha tão fácil; pois, normalmente o jovem encontra-se ainda na fase da adolescência, ou seja, num período de conflitos, inseguranças e indecisões.
É um momento de busca de identidade onde o jovem precisa fazer uma escolha profissional objetivando o seu sucesso no mercado de trabalho. Mas, muitas vezes não possuem maturidade emocional suficiente para escolher seu futuro profissional. Na busca da valorização do ser humano em sua totalidade nos aspectos biológico, psicológico e social. Com este pensamento, o sindicato  apresenta  o propósito de desenvolver aos jovens que estão  inserido no programa JAA Jovem Agricultor Aprendiz a orientação Profissional Rural com prioridade ao incentivo na qualificação. Como agir diante de várias opções profissionais?È dever somente das escolas levar até os jovens conhecimentos?O que fazem a sociedade aos jovens destuturados?Qual a oportunidade deles? É dentro de programas como jovem agricultor aprendiz, pastoral da juventude e outros que os jovens encontram um alicerce para tomar decisões na hora e na medida certa. A juventude passa, ficando somente o espírito jovem,assim como tudo se transforma os programas de incentivo aos jovens ajudam nesta transformação, dá auxilio não só a escolha de uma profissão, mas, busca o resgate de valores, da auto-estima e exercício pleno da cidadania.
Contudo, estão aí eles, jovens Ubiratanenses do programa Jovem Agricultor Aprendiz (JAA) fazendo acontecer em Ubiratã e no distrito de Yolanda eles já estão fazendo a diferença. Durante a semana trabalharam pra valer, fazendo uma horta orgânica, projetos este de via sustentabilidade para toda família. Em outra oportunidade  o sindicato irá abordar mais sobre esta horta Mandala.



Fique sabendo:

Usando a lógica para solucionar a logística

Mais uma vez, como em todas as safras dos últimos anos, o produtor brasileiro está pagando pela incompetência de nossos governos em fazer investimentos na infraestrutura logística na mesma medida do crescimento de nossa agricultura!
           
O pior é que não há qualquer luz no fim do túnel! E infelizmente nenhuma locomotiva!
           
De uma maneira geral esta situação só tende a piorar. A agricultura brasileira vai continuar a crescer, pois crescer em área e produtividade faz parte da forma de trabalhar de nosso produtor, fruto de seu empreendedorismo e de sua competência. Afinal, aumentamos nossa produção de soja e milho em 15 milhões de toneladas apenas nesta safra, e não me recordo de algum ano em que tenhamos reduzido nossa área plantada em mais de 5%, mesmo nas piores crises do setor.
           
Frente a um problemadesta dimensão, nossa primeira reação é nos voltarmos para os governos em busca de soluções. Esta é uma iniciativa válida, voltada ao maior responsável pelo problema e pela solução, porém não traz esperanças de curto e médio prazo para a maior parte de nossos produtores. Mesmo que se confirmem e se executem todos os investimentos anunciados, as melhorias em infraestrutura logística deverão atingir apenas algumas poucas regiões produtoras nos próximos 10 anos. 
           
Diante de uma situação como esta,  certamente devemos fazer a pergunta mais lógica para a solução de qualquer problema: afinal, o que eu posso fazer?
           
Certamente muitos de nós já pensaram e repensaram esta questão muitas vezes, para não dizer todas as noites! Provavelmente muitas respostas podem ser listadas e analisadas, e merecem ser discutidas à exaustão. Da minha parte não consegui encontrar resposta mais adequada do que investir em armazenagem na fazenda, antes de investir em aumento na produção!
           
Segurar a produção na fazenda depende apenas da iniciativa e investimento do produtor, e permite escapar do caos logístico do período da safra, possibilitando buscar fretes mais baixos e preços mais altos no período de entressafras. Nos últimos 10 anos, a combinação e fretes mais baixos e prêmios mais altos resultou num aumento médio de 15%  nos preços da soja entre o primeiro e o segundo semestre do ano.
Fonte: dados fornecidos pela Carlos Cogo Consultoria Agroeconômica.
Por Amilcar Centeno Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário