quarta-feira, 6 de junho de 2012

Sindicato realiza Palestra para agricultores


Secretária Executiva - Contadora do Sindicato
                                                                       Diretoria do Sindicato

                                                                 Agricultores e Parceiros
                                                     Presença  do Legislativo
                                                     Agricultores homens  e mulheres
                                                     Palestrante Eleutério Czornei- Faep
Nucleo Feminino -Integrada e Sindicato dos Trabalhadores


Atendendo as necessidades dos agricultores o Sindicato Rural de Ubiratã mobilizou uma palestra para levar até o homem do campo  maiores informações.O evento aconteceu dia 05 de junho em parceira com a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) e Cooperativa Integrada. O tema da palestra proposto foi “Casa em Ordem com ênfase na Previdência Social”.
Na oportunidade, foi apresentado ao público a nova diretoria que irá coordenar os trabalhos do sindicato até o ano 2015. A palestra ministrada pelo Advogado da Acessória Jurídica da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) Sr. Eleutério Czornei teve como objetivo orientar o produtor rural sobre seus direitos em relação aos benefícios que ele tem como também suas obrigações. “Hoje a legislação da previdência vem mudando, e a palestra veio esclarecer alguns conceitos, pois é necessário que o agricultor saiba quem é o produtor rural de economia familiar e quem é o produtor rural empregador e o que eles devem cumprir para conseguir os benefícios da ordem da previdência social”, ressaltou Palestrante.
Segundo Eleutério o encontro com os agricultores só veio esclarecer a importância do empregador e empregado estarem em dia com a previdência, se organizar para não sofrer no futuro. ”Tanto o empregador quanto o empregado, deve se ater com as mudanças que possivelmente venha  ocorrer na previdência”, o produtor rural dever sempre procurar o sindicato de sua classe e solicitar informações para que no futuro possa adquirir uma aposentadoria tranqüila” alegou Czornei.
Durante a palestra também foi direcionado assunto sobre Funrural  houve vários questionamentos por parte dos agricultores, muitos saíram satisfeitos com informação relevante, o qual não deixarão  sofrer com problemas futuros. O Presidente Sr. Domingos S. Watanabe e diretores  do Sindicato agradecem a presença de todos.O evento contou com apoio do Sindicato dos Trabalhadores,EMATER,Cooperativa Coagru e principalmente com parceria da Cooperativa Integrada que   cedeu   o local.
Fique sabendo:
A Previdência Social oferece 10 modalidades de benefícios além da aposentadoria. A finalidade da Previdência Social é proteger e oferecer segurança aos trabalhadores nos momentos cruciais de sua vida. Para ter direito aos benefícios da Previdência, você precisa estar inscrito como segurado e manter as contribuições em dia. Cumprindo essas duas exigências,  você pode se considerar um segurado. As contribuições têm alíquotas diferenciadas para contribuintes individuais com registro em carteira e facultativos. A Previdência Social é regida por leis específicas que, ao longo do tempo, evoluem com a sociedade a que servem.
 O pequeno trabalhador rural é considerado um segurado especial na Previdência Social do Brasil. É um segurado que não precisa fazer contribuições para obter benefícios. Tem direito a quase todos os benefícios, só não pode se aposentar por tempo de contribuição. Sua renda é sempre fixada em um salário-mínimo. O trabalhador rural se aposentada por idade e tem um redutor de cinco anos, homens precisam ter 60 anos e mulheres 55 anos. Já o empregador rural é a pessoa física ou jurídica, proprietária ou não, que explore atividade agroeconômica, em caráter permanente ou temporário, diretamente ou através de prepostos e com auxílio de empregados, o mesmo devem recolher em carne o fundo de garantia para que futuramente  possa receber  sua  aposentadoria.
fonte: http://www.aposentadorias.net/2009/10/11

Nenhum comentário:

Postar um comentário