sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Sindicato e APAE vibram a conquista do aluno - Agrinho 2011







O Sindicato Rural de Ubiratã juntamente com a Escola Educação Especial - Jesus Menino - APAE, na pessoa da Professora de Pedagogia, Pós - Graduação em Educação Especial, Maria Joana Ribeiro dos Santos Rocha e do aluno Juliano Teixeira de Oliveira de 17 anos, vibramos  a conquista de prêmios que irão receber dia 21 de outubro em Curitiba, os mesmos participaram do Programa Agrinho – 2011.
 A professora Joana trabalhou com os alunos na categoria desenho educação especial, programa este inserido tanto na rede particular quanto na rede pública. Segundo a professora o resultado se deu porque “foi uma dedicação muito árdua de todos os alunos, trabalhamos juntos com dedicação, nossa felicidade é enorme pelo Juliano ele por ser esforçado, caprichoso, dedicado foram de 05 a 06 desenhos que ele fez e um dele foi escolhido”, frisou a professora acrescentando que desde quando começou o Programa Agrinho ela já vem trabalhando com seus alunos. Já o aluno Juliano Teixeira está muito feliz agora só na expectativa de receber seu prêmio em Curitiba, pois ele não sabe o que irão receber, pode ser um Computador, ou uma TV, DVD, Bicicletas ou uma Máquina Fotografica.
Para o Diretor da APAE   Valmir Ferreira dos Santos essa conquista se deu pela parceira que sempre trabalhamos “o interessante é que a escola, professores e principalmente o aluno Juliano o premiado, todos estamos ganhando com isso e estamos  felizes, porque a escola está conseguindo dar o subsidio para o aluno, pelo desenho  do Juliano trabalho este que levará o nome da APAE de Ubiratã para todas as cidades, temos que dar os parabéns para professora Joana e o aluno Juliano, enfim à todos que de uma forma ou de outra fez sua parte para essa conquista”, ressaltou o Diretor. Maiores informações sobre as classificação estão no site, www.senarpr.org.br/Agrinho2010/premiados2011.asp .


Nascimento do Agrinho
 O Programa Agrinho teve seu início em 1995 quando foi desenvolvida a proposta pedagógica que tinha por essência os “temas transversais” e o primeiro material para alunos de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental pela Federação da agricultura do Paraná (Faep), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sindicatos Rurais. Na ocasião priorizou-se a temática ambiental em decorrência da necessidade de responder a problema pontual de extrema gravidade no meio rural - o da contaminação da população por agrotóxicos.
                  Nova modificação fez-se necessária quando o governo estadual iniciou a implantação do processo de nuclearização das escolas, fator determinante para que o Programa AGRINHO passasse a trabalhar com crianças e jovens do meio urbano. Em meados de 2002, o Programa passa por mais uma ampliação para contemplar outros temas que se faziam igualmente Prioritários: Meio Ambiente, Saúde, Cidadania e Trabalho e Consumo. Novos materiais são desenvolvidos, desta vez para alunos e professores. Um novo ciclo se inicia, e este, se completa em 2006.
              Em 2006, quando o Programa completou 10 anos, realizou-se uma ampla avaliação e com base nesta, todo o programa foi repensado e a proposta foi acrescida de novos temas e materiais. Em 2007, o Programa completa 12 anos de trabalhos no Paraná, o material do aluno recebe outra estruturação, passando a ser organizado por série e não mais por temas, e o material do professor é composto por dois livros. O público é ampliando, além das escolas da rede pública de ensino, este ano, estaremos trabalhando com a rede particular de ensino, tendo a proposta pedagógica baseada na interdisciplinaridade e na pedagogia da pesquisa. 
            Em 2008, mais de 95 % dos municípios paranaenses aderiram ao Programa Agrinho.  Ao aderir ao programa os municípios podem solicitar sem qualquer ônus,  capacitação dos professores e envio de materiais para todas as crianças e adolescentes regularmente matriculados nas escolas públicas municipais ou estaduais. Confira quais os municípios que desenvolverão ações do Programa Agrinho em 2008




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