sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Sindicato incentiva jovens para atividade rural














O Programa Jovem Agricultor Aprendiz (JAA) mobilizado pelo sindicato Rural Patronal de Ubiratã, tem como objetivo dentro de suas programações promoverem o envolvimento dos jovens de forma lúdica, agregando desenvoltura, comprometimento e percepção. Reconhecer seu papel como cidadão, ético crítico e participativo, gerando condições para que este atue no meio em que vive.
Por este motivo, na oportunidade de realizar duas turmas de JAA o sindicato em parceira com prefeitura, com atividade constante a cada passo vem incentivando os jovens para apreciar as belezas do meio rural. Os encontros com atividades dinâmicas estarão sendo realizados até final do ano. Com intuito de fazer acontecer dia 23 de agosto o Instrutor (Chicão), realizou aulas práticas levando os jovens ao conhecimento e análise visitando uma pedreira na região do distrito de Yolanda. Também dia 30 de agosto a aula prática foi em uma propriedade rural com objetivo de analise do solo.
Durante as viagens de estudos os jovens tiveram oportunidade de conhecer e compreender os processos de formação do solo, a importância dos recursos naturais e as formas corretas de uso e manejo do solo realizando ações ambientalmente corretas e economicamente viáveis; Identificar as diversas formas de plantio e importância das culturas locais, reconhecerem a importância do beneficio da correta utilização de materiais e equipamentos de sanidade vegetal, para uma segurança alimentar, ambiental e pessoal; Conhecer as principais espécies domésticas, sua relação com o homem e o meio ambiente, percebendo a importância das diferentes explorações na atividade.
No decorrer do ano serão estudados assuntos como: Perceber a importância do Agronegócio no meio rural, bem como desenvolver qualquer atividade e aplicar com visão ampla, promissora e empreendedora;.Desenvolver técnicas de comunicação oral,escrita e gestual, superando suas limitações, através de exposição de atividades;Oportunizar a auto-percepção de características pessoais quanto às habilidades e limitações, favorecendo o auto-desenvolvimento no processo de crescimento pessoal e profissional;Perceber a importância do Agronegócio no meio rural.
Outros assuntos:
 O sindicato está comunicando aos agricultores que ainda não fizeram sua Declaração do Imposto Sobre a propriedade Territorial Rural – ITR 2012 que procure seu sindicato o quanto antes, pois o prazo será até dia 28 de setembro, vale lembrar que sem a declaração do ITR, o produtor não obtém a Certidão Negativa de  Debito.



Nenhum comentário:

Postar um comentário