A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza em parceria com a ONG SOS Florestas lançou nesta segunda-feira uma animação em vídeo sobre as modificações propostas no Código Florestal pelo Deputado Aldo Rebelo.
O vídeo apresenta a dimensão dos impactos decorrentes da redução das Áreas de Preservação Permanentes (APPs) – beira de rios, topos de morros e encostas íngremes – e da modificação no estabelecimento de áreas de reserva legal, caso sejam aprovadas as alterações no Código Florestal.
Com a diminuição das APPs, por exemplo, os riscos de erosão, desmoronamento e enchentes, tanto em zonas urbanas como rurais, aumentariam. De acordo com relatório do Observatório do Clima divulgado no fim de 2010, com a redução das matas nas margens de rios, estima-se que o país possa perder uma área equivalente a dois milhões de campos de futebol de florestas.
"Achamos que o tema foi pouco discutido com a sociedade civil. Ficou só em Brasília, restrita àqueles que são a favor ou contra o substitutivo. Pensamos também que uma animação ajudaria o público leigo a visualizar os impactos da proposta do susbtitutivo", afirmou André Ferreti, coordenador de estratégias de conservação da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.
Karina Ninni - estadao.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário