quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Comunidade Três Placas realiza curso





 Está acontecendo hoje na comunidade Três Placas o curso de Família  e  qualidade de Vida Rural. O curso está sendo  ministrado pela instrutora do Senar  Nelcy Malacrida  de Campo Mourão.Segue abaixo  relatório do curso.

(PS)
Ocupação: Qualidade de Vida
Grupo:   família rural

Modalidade : Promoção Social
Natureza da Programação : PS
Tipo da Programação : Curso
Linha de Ação : Programas especiais (PS)
Área Ocupacional / Atividades : Dow Agrociences

Objetivo : Este curso tem um enfoque educativo e preventivo, objetivando mudanças de comportamento individual e coletivo.

Público Alvo : Trabalhador e Produtor Rural
Carga Horária : 8 horas.
Vagas : 10 a 20 alunos

Pré-Requisitos :Idade mínima : 16 Anos.Escolaridade : Ser alfabetizado

Conteúdo Programático :
- Autoestima;
- Relacionamento familiar;
- Alimentação saudável;
- Qualidade de vida no trabalho;
- Estresse;
- Doenças crônicas não transmissíveis;
- Alcoolismo;
- Tabagismo;
- Doenças sexualmente transmissíveis (DSTS);
- Vacinas - calendário de vacinação brasileiro;
- Meio ambiente e qualidade de vida;
- Agricultura e agrotóxicos;
- Cuidados com animais peçonhentos;
- Orçamento familiar.


quarta-feira, 28 de novembro de 2012

PRODUTOR RURAL: FIQUE ATENTO AO VENDER SUA PRODUÇÃO PARA EMPRESAS NO REGIME SIMPLES NACIONAL



Alguns produtores rurais estão sendo notificados e intimados a
apresentar defesa prévia pela Secretaria da Receita Estadual do
Paraná sobre operações comerciais de venda de produtos
agropecuários para empresa enquadrada no regime de tributação
simples nacional.
Nesses casos está sendo considerado encerrado o diferimento,
devido ao regime tributário da empresa que adquiriu o produto.
Conforme as notificações, a base legal consta dos Decretos nº 1980,
de 21.12.2007 e nº 5.725, de 23.08.2012, Capítulo XI, Seção I, art.
94 e 95.
Com isso estão sendo expedidas notificações para esses produtores
apresentarem defesa prévia, pois para essas operações o
entendimento é que o produtor assume o pagamento do ICMS sobre
a comercialização efetivada.
Diante do exposto, recomendamos aos produtores que fiquem
atentos ao fazer a comercialização de sua produção com
compradores que estejam enquadrados no sistema tributário simples
nacional.
A FAEP está elaborando uma proposta de mudança na legislação
para eximir o produtor do pagamento do ICMS nesses casos

Fonte:
Gabinete da Presidência 
41 21697907
Rua Marechal Deodoro, 450 . 14º andar . Curitiba-PR
 


terça-feira, 27 de novembro de 2012

Gincana JAA como foi?


O CEMIC – Centro de Estudo do Menor e Integração na Comunidade em Barbosa Ferraz, realizou durante todo o dia deste sábado, 24 de Novembro, a 7ª Gincana Técnica-Cultural JAA (Jovem Agricultor Aprendiz) da Regional 10 do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/PR).
A competição que envolve alunos do curso de várias cidades da região, neste ano contou com a participação de Dez cidades e cerca de 200 competidores, que demonstraram durante todo o dia as técnicas aprendidas por eles e desenvolvidas em várias atividades correlacionadas as mais diversas atividades desenvolvidas na agricultura.
A abertura do evento, às 08 horas da manhã, contou com a participação de membros do SENAR-PR, instrutores, professores, autoridades municipais e a equipe de profissionais do CEMIC de Barbosa Ferraz, que durante todo o dia estiveram trabalhando para que a competição fosse mais uma vez considerada um grande sucesso.
O Secretário Municipal de Educação Silvio Nucci e o Secretário de Saúde Diogo Coneglian representaram o prefeito Arquimedes Gasparotto, Julielton dos Paços, eleito vereador na última eleição municipal participou da abertura prestigiando o evento, também o presidente do Sindicato Rural de Barbosa Ferraz, senhor Pacífico Desanti deu as boas vindas a todos os participantes.
Durante a competição entre as dez cidades envolvidas na disputa, os alunos do JAA demonstraram e aplicaram os conhecimentos técnicos adquiridos durante o curso desenvolvido pelo SENAR-PR, mesmo com muita vibração e para quem assistia, parecendo ser uma grande festa harmônica e descontraída por parte de todos, o que se viu foi muita dedicação dos alunos, desenvolvendo as mais variadas tarefas.
Segundo informou Geremias do SENAR-PR, o grande idealizador deste formato de competição, que acontece desde 2009, onde vários municípios participam em um único dia competindo entre si, foi do barbosense Heron Rosa Coneglian, do Sindicato Rural de Barbosa Ferraz, também um dos organizadores da gincana.
Neste ano, 26 Juízes de vários municípios julgaram os competidores, sendo que entre eles estavam 22 ex-alunos do curso Jovem Agricultor Aprendiz. Durante o curso desenvolvido pelo SENAR-PR, os alunos inscritos aprendem muitas tecnologias utilizadas no dia a dia no campo, entre as muitas atividades, aprendem como lidar com máquinas e outras situações da automação industrial, aprendem sobre o agronegócio e muitas outras questões indispensáveis nos dias de hoje na agricultura, sendo que grande parte deste aprendizado foi aplicado na competição.
O evento foi dividido em dois períodos, de manhã e tarde, após o almoço servido no CEMIC por uma equipe que trabalhou para que tudo desse certo como nos anos anteriores. Ao final, o encontro que teve como vencedora pela manhã a equipe de Farol, foi mais uma vez considerado um grande sucesso.
(Claudiney – Rato)




Gincana JAA 3ª lugar







Estiveram participando de uma Gincana neste último sábado 24, em Barbosa Ferraz as duas turmas de Jovens que estão fazendo o curso Jovem Agricultor Aprendiz - JAA 2012.O evento organizado por instrutores do Senar que trabalham com os jovens  conseguiram realizar com sucesso a 7ª gincana JAA. Com intuito de confraternização, entretenimento,interatividade e conhecimento na gincana os jovens realizam  atividades relevantes sobre tudo o que acontece em uma propriedade.Vale frisar, que das cincos cidades presentes com duas turmas cada, os jovens de Ubiratã turma de manhã e tarde na disputa para conseguir ganhar  ainda  conseguiram chegar de 4ª lugar e  3ª lugar.Foram realizados trabalhos que desenvolvessem  a capacidade e o talento da garotada.Em Ubiratã foram 31 jovens JAA segundo comentário de alguns  não esperava que a gincana fosse de tão importância ,pois além de fazer novas amizades,tocar e-mail.,facebook,msn  os jovens estavam concorrendo a uma viagem para Capital com tudo pago com passeios de trem muita diversão.Quem levou o 1ª lugar foi os jovens de Farol que entraram para história da  gincana JAA 2013.

Cursos programados para o mês de dezembro / 2012 no município de Ubiratã:


Programação de Eventos - SENAR-PR
separador


Município
Local do Curso
Início
Fim

   
Ubiratã
Comunidade São Zacarias
03/12/2012
04/12/2012

   
Ubiratã
Comunidade São Zacarias
05/12/2012
07/12/2012

   
Ubiratã
Salão Comunitário da comunidade São João
05/12/2012
05/12/2012

   
Ubiratã
Sala de reunião - distrito de Yolanda
05/12/2012
07/12/2012

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Dia consciência negra


Da redação
Foto: Divulgação
O TJ/MS - Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul considerou inconstitucional a lei que determinou o dia 20 de novembro feriado pelo Dia da Consciência Negra no estado. A ação direta de inconstitucionalidade (Adi) foi julgada na quarta-feira (19) pelos desembargadores do Órgão Especial.

A Lei nº 3958, de 31 de agosto de 2010 foi aprovada na Assembleia Legislativa e promulgada pelo presidente, Jerson Domingos. O dia 20 de novembro, foi escolhida por ter sido a data de da morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

A ação julgada pelo TJ/MS foi impetrada pela assessoria jurídica da Federação do Comércio de Mato Grosso do Sul (Fecomércio). Segundo assessoria do TJ/MS, a argumentação é que a lei estadual que criou o feriado interfere nas relações trabalhistas, que é competência da União.

O relator da ação, desembargador Paschoal Carmello Leandro, julgou procedendo a argumentação e o voto dele foi seguido, por unanimidade, pelos desembargadores que compõem o Órgão Especial, 12 no total.

No ano passado, depois que entrou em vigor, os comerciários tiveram que fechar acordo coletivo para que as lojas pudessem entrar em funcionamento. O presidente do sindicato dos Empregados no Comércio de Campo Grande, Idelmar da Mota Lima, disse que a entidade não irá se manifestar e irá acatar a decisão judicial.

O procurador do estado, Márcio Arruda, explica que a Procuradoria Geral do Estado (PGE) já havia se manifestado pela inconstitucionalidade da proposta, quando o projeto de lei foi apresentado pela primeira vez, na Assembleia Legislativa, em 2009.

Naquele período, Arruda lembra que a Comissão de Constituição de Justiça e Redação (CCJR) da assembleia opinou pelo arquivamento da proposta. O projeto voltou a ser apresentado em 2010 e, desta vez, foi aprovado. A lei não foi sancionada pelo governador André Puccinelli , mas promulgada pela assembleia, entrando em vigor.

Márcio Arruda disse que a PGE não tem intenção de recorrer da decisão, por ter o mesmo entendimento do TJ/MS.
Fonte: G1-MS/SF

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Assembleia Geral

ATENÇÃO!



O SINDICATO CONVOCA VOCÊ ASSOCIADO PARA A ASSEMBLEIA GERAL QUE ACONTECERÁ AMANHÃ DIA 20 DE NOVEMBRO ÁS 09:00 NA SALA DE TREINAMENTO DO SINDICATO TODOS ESTÃO CONVIDADOS.


terça-feira, 13 de novembro de 2012

Formigas cortadeiras assunto pertinente






O sindicato em parceira com a Cooperativa Coagru está realizando hoje 13, curso de Aplicação de Agrotóxicos para Formigas Cortadeiras.O curso está acontecendo na sala da Associação Recreativa de Funcionários da Cooperativa - ARCAPU.  Amanhã acontecerá  o curso com outra turma a qual o instrutor do Senar Engenheiro Agrônomo Paulo Marshesan de Umuarama estará abordando os seguintes conteúdos:

- Espécies de formigas cortadeiras;
- Identificação;
- Diferenciação entre os gêneros ATTA e ACROMYRMEX (saúvas e quenquéns);
- Biologia das formigas cortadeiras;
- Organização social;
- Fundação da colônia;
- Função e características das castas no formigueiro;
- Ciclo de vida;
- Alimentação das formigas;
- Arquitetura do "ninho";
- Danos e prejuízos;
- Uso correto e seguro dos produtos fitossanitários;
- Aquisição correta;
- Transporte;
- Armazenagem;
- Manuseio e precauções;
- Controle de formigas cortadeiras;
- Localização do formigueiro;
- Identificação da espécie;
- Tipos de controle;
- Controle químico;
- Pó seco;
- Termo nebulizador;
- Isca granulada formicida.



segunda-feira, 12 de novembro de 2012

JAA realiza visita técnica






As duas turmas do Curso JAA jovem agricultor aprendiz 2012, realizaram uma viagem dia 10, com destino a Campo Mourão. Com intuito de aprimorar os conhecimentos dos jovens, o instrutor Francisco popular  Chicão sempre dinâmico vem trabalhando a parte teórica casando com a parte pratica, não mede esforço de levar  a galera ao mundo real em meio a natureza.Na oportunidade  visitaram o Lago Azul  e o Parque Municipal da cidade.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Sindicato traz treinamento de colhedora axial CASE












O Sindicato Rural Patronal de Ubiratã em parceira com Agricase Equipamentos Agrícolas LTDA realizou entre os dias 05 a 09 de novembro o curso Trabalhador na Operação e na Manutenção de Colhedoras Automotrizes axial Case. O curso foi ministrado pelo instrutor do Senar Engenheiro Agrônomo Newton Cardoso da Silva de Maringá.
No total 15 operadores desse tipo de máquina participaram do curso.O treinamento prático foi realizado na  propriedade do Sr. Ivanil Rezende. A finalidade do curso é trabalhar a modalidade de formação profissional Rural com natureza de aperfeiçoamento dentro da atividade mecânica.
Durante o curso foram abordados os seguintes assuntos: as normas de segurança na operação de colhedoras automotrizes; Simbologia universal em máquinas agrícolas; Funcionamento geral da colheitadeira; Plataforma do operador (controles, instrumentos e comandos); Sistema de acionamento (sistemas - elétrico, pneumático, hidráulico, motor e transmissão);  Sistema de corte e alimentação; Sistema de debulha e separação; Sistema de limpeza; Sistema de armazenamento e descarga; Manutenção e lubrificação (pontos e intervalos de lubrificação, tipos de lubrificantes). “foi um grupo muito bom de trabalho. Eles conseguiram entender bem todas as atividades e com certeza, quando da utilização da maquina na colheita estarão sabedores de como de como obter maior produtividade com a regulagem correta da colhedora,”destaca o instrutor do Senar. Atenção, as pessoas que fizer o treinamento só receberam o  CERTIFICADO, NÃO HABILITA O PARTICIPANTE A CONDUZIR A MÁQUINA EM DESLOCAMENTOS FORA DA PROPRIEDADE.


                                                                                                                             


                                                                                                                             

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Em pleno plantio, preços da soja para venda futura batem recorde no Brasil



Na semana passada, o grão chegou a ser vendido a R$ 54, a saca de 60 kg, maior valor em real registrado ainda durante o plantio da soja.

O plantio da soja ainda transcorre e os preços da saca de 60 quilos na venda futura já atingiram cotação antes registrada somente no fim da colheita. Na última semana o valor alcançou o patamar de R$ 54, valor este registrado em Primavera do Leste. Segundo o setor produtivo, cotações como esta em plena metade de plantio jamais foram registradas em MT na moeda brasileira. Alta deve-se ao desequilíbrio dos estoques mundiais do grão causado pelas quebras de safra 2011/2012 na Argentina e Sul do Brasil e safra 2012/2013 nos Estados Unidos. Via bolsa de valores o bushel para contratos com vencimento em março de 2013, ontem, era cotado pela manhã em US$ 14,93, valor 24,8% superior aos US$ 11,96 encontrados no mercado futuro para março de 2012 logo no início de novembro de 2011. As vendas, que já atingiram 63,1% em 15 de outubro, não devem avançar muito.

Veja a notícia na íntegra no site da Folha do Estado
Fonte: Folha do Estado

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Agricultores recebe visita de acessoria








Os empreendedores, agricultores Ubiratanenses  Diego  Rezende e Marcio Soares, receberam em suas propriedades nos dia 25 e 26 de outubro uma visita da acessória de empresa da Faep.A visita foi para gravar em DVD  entrevista sobre  suas atividades na  propriedade rural. Com intuito de apresentar aos agricultores no Empreendedor Rural 2012 e  comemorar os 50 anos da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (faep).Os acessores passaram dois dias fazendo imagens e gravações. Na oportunidade, os reportes fizeram várias gravações com o jovem Diego que reside na estrada Amazonas sobre sua atividade de bovinocultura de Leite.O mesmo participou do programa Jovem Agricultor  Aprendiz JAA e desenvolvem em sua propriedade atividades relevantes agregando valores no orçamento familiar. Já o Conselheiro Fiscal do Sindicato agricultor Marcio Soares,  também concedeu entrevista relatando sobre sua atividade na areá de produção de cereais.Marcio, reside  na Estrada Olinda Distrito de Yolanda,  no momento  faz parte da Comissão de Cereais do sindicato a qual sempre está participando de reunião em Curitiba para levar e trazer informações.Que orgulho ver os jovens Diego e Macio se destacando, fazendo acontecer e divulgando a cidade  de Ubiratã para o Brasil.

sábado, 3 de novembro de 2012

Bolsa de Chicago

FECHAMENTO: 01/11/2012

Soja - Bolsa de Chicago (CME Group)
Fonte: Centro Grãos
Contrato - Mês Fechamento (US$ / Bushel) Variação (cents/US$) Variação (%)
Novembro/12 15,6100 +14,00 +0,68
Janeiro/13 15,6175 +13,00 +0,58
Março/13 15,3575 +12,00 +0,51
Maio/13 14,9100 +12,75 +0,59
FECHAMENTO: 01/11/2012
Soja - Mercado Físico
Fonte: Valor Rural/ IMEA/ IEA/ Sindicato Rural
Município Preço
Valor Rural ***
Avaré/SP 74,10
Itapetininga/SP 65,30
Campo Mourão/PR s/ cotação
Cascável/PR s/ cotação
Francisco Beltrão/PR 69,00
Ijuí/RS 65,00
Júlio de Castilhos/RS 67,00
São Lourenço do Sul/RS 65,00
São Miguel do Oeste/SC 70,00
IMEA ***
Lucas do Rio verde/MT após as 19h
Primavera do Leste/MT após as 19h
Alto Araguaia/ MT após as 19h
Canarana /MT após as 19h
Cooperativas Agrícolas e Sindicatos Rurais ***
Não-Me-Toque/RS (Cotrijal) 66,50
Londrina/PR (Integrada) 69,00
Cascavel/PR 69,00
Rio Verde/GO (Cooperativa Comigo) 68,00
Tangará da Serra/MT (Coocelm) 73,00
Campo Novo do Parecis/MT (Coocelm) 71,00
Porto de Paranaguá (Coopagrícola- Ponta Grossa/PR) s/ cotação
Porto de Rio Grande/RS 73,00
São Gabriel do Oeste/MS (Cooperoeste) 68,00
Sind. Luís Eduardo Magalhães/BA 63,75
Ubiratã/PR (Coagru) 69,00
FECHAMENTO: 01/11/2012
Farelo de soja
Fonte: Clicmercado
Data Cotação Atual
30/10/12 R$ 1.150,00 / Ton.
25/10/12 R$ 1.150,00 / Ton.
15/10/12 R$ 1.150,00 /Ton.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Curso do Mopp












O Sindicato Rural Patronal de Ubiratã realizou entre os dias 29 de outubro a 03 de novembro o Curso Específico Para Condutores de Veículo Rodoviário Transportadores de Produtos Perigosos (MOPP). O curso foi ministrado pelo instrutor do SENAT Jurandir Pedro Hartmann da cidade de Cascavel.
Com intuito de atender as exigências do Código de Trânsito Brasileiro e da Portaria 544/02 – DG do DETRAN-PR, o sindicato em parceira com Senar e SENAT possui autorização para realizar Cursos Mopp,Emergência, e outros.Por essa razão,       o sindicato está sempre convidando os agricultores a fazer treinamentos de qualificação profissional para que os mesmos possam  realizarem suas atividades com  mais segurança.
 De acordo com o código de transito, o curso Mopp é uma exigência necessária para todo Condutor de veículo automotor que desejar transportar produtos perigosos. Entre outros, são considerados produtos perigosos: explosivos, gases, líquidos inflamáveis, substâncias oxidantes, substâncias tóxicas, substâncias radioativas e substâncias corrosivas.
. Durante as 40 horas/aula de curso são ministradas as seguintes disciplinas com as respectivas cargas horárias. Direção defensiva 14 horas/aula; Prevenção de incêndio 03 horas/aula Elementos básicos de legislação 04/horas/aula movimentação de produtos perigosos 17 horas/aula; Meio ambiente e cidadania 02 horas/aula.
Conforme prevê a Resolução 091/99 do Departamento Nacional de Transito (CONTRAN) o curso MOPP tem validade de 5 (Cinco) anos após a sua realização. A renovação do certificado de MOPP, ou Reciclagem, é feita mediante avaliação do candidato através de uma prova escrita e uma prova prático-oral. Obtendo aproveitamento de, no mínimo, 70% em cada prova o candidato será considerado apto. No sindicato os 25 alunos obtiveram um excelente aproveitamento, com aulas teóricas e prática. “Por essa razão, o sindicato está sempre convidando os agricultores a fazer treinamentos de qualificação profissional, para que os mesmos possam realizar sua atividades com mais segurança”,destaca o responsável pelo sindicato.