segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Sindicato também leva caravana para empreendedor rural 2012













Estão participando da  solenidade de premiação do Empreendedor Rural 2012, 20 (vinte) Ubirataneneses  que participaram de cursos mobilizado pelo sindicato: empreendedor rural,PDS,Oratória,DC,Mulher Atual, juntos  foram  membros da diretoria.Na ocasiao  foram homenageados  autores de projetos elaborados durante o ano. O evento também marcou os dez anos de implantação do programa e os 20 anos de criação do SENAR-PR, um de seus idealizadores em parceria com
Sebrae-PR, Fetaep e FAEP.O encerramento acontecerá hoje ás 17:30 horas.

Em reconhecimento à importância da data, a cerimônia, realizada no Expo Trade Pinhais dia 03 de dezembro, reuniu cerca de 4.500 pessoas, entre empreendedores, líderes rurais, jovens agricultores aprendizes, participantes do Mulher Atual, presidentes e diretores dos sindicatos patronais e de trabalhadores rurais de todo o estado, bem como diretores e colaboradores do Sistema FAEP, Sebrae-PR, Fetaep e políticos.

Os participantes puderam visitar estandes de empreendedores que já implantaram seus projetos, consistindo em uma oportunidade para a troca de experiências entre os produtores paranaenses. Também assistiram a palestras e a uma apresentação musical.

No início da solenidade, o presidente da FAEP, Ágide Meneguette, destacou que ao longo de duas décadas o SENAR-PR foi responsável por uma fatia do ganho de produtividade nacional. "Nestes 20 anos foram mais de dois milhões e 200 mil atendimentos e um milhão e cem mil pessoas capacitadas nas mais diversas atividades rurais, desde as mais simples até aquelas que requerem curso superior."

Lembrou ainda que mais de 18 mil trabalhadores e produtores rurais já receberam certificado do programa em dez anos. "Estes empreendedores, estes líderes sindicais, estes técnicos e parceiros estão fazendo projetos pensados, com as novas tecnologias, com o conhecimento que têm do mundo, e importantes ao desenvolvimento de nosso país", afirmou.

O presidente do Conselho do Sebrae-PR, Jeferson Nogaroli, afirmou que o programa é "uma importante ferramenta para os empreendedores rurais agregarem valor e produzirem riquezas. Esse curso é um passo a mais ao sucesso, e quem quer encontra o caminho".

Na sequência o presidente da Fetaep, Ademir Müeller, parabenizou todos os produtores pelo trabalho e pelos projetos realizados, lembrando a importância da atividade para abastecer o mercado interno e às exportações. "O Programa Empreendedor Rural permite uma visão mais real do setor, com investimentos melhor alocados em tecnologia e na administração das propriedades no campo", ressaltou.

A bancada paranaense no Congresso Federal foi representada pelo deputado Osmar Serraglio, que citou o Brasil como o maior exportador mundial de carne bovina e de frango, de açúcar, álcool e suco de laranja. "Os empreendedores rurais, com seu trabalho de sol a sol, são peças fundamentais na sustentação do país, que é o celeiro do mundo. Isso impulsiona a agricultura e o agronegócio."

Para a senadora Kátia Abreu, presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), "este é um evento de educação, de conhecimento, e isso faz o brasileiro ter a oportunidade de crescer, de vencer. Parabéns, Ágide, porque o Empreendedor Rural é copiado no Brasil pela eficiência no Paraná".

A ministra-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Gleisi Hoffmann, também esteve presente ao evento. Ela comentou o orgulho de ser paranaense e de fazer parte de uma família de produtores. "Me dedico ao desenvolvimento da agricultura, com apoio total da presidenta Dilma Rousseff. A agricultura gera um terço das exportações brasileiras, é um setor estratégico para o país, por isso o governo está elaborando um plano integrado de desenvolvimento que reúne vários ministérios e a participação de todos os setores produtivos. Não é um plano de gabinete", salientou.

Já o governador Beto Richa citou o presidente da FAEP, Ágide Meneguette, como um "grande líder do setor rural do Paraná e do Brasil, com um trabalho competente na agricultura. E é um sucesso testemunhar o sucesso desse encontro de produtores rurais e de um programa de capacitação e desenvolvimento de lideranças. O talento de vocês à atividade produtiva recompensa toda a sociedade".

fonte:sitemafaep.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário