quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Feliz Natal,Próspero Ano Novo!

                                                             Confraternização 2012




                                           Comissão de bovinocultura de leite
                                                  1ª plano- Vilmar Trivillin
                                                 2ª Tesoureiro:Anderson Pontelo
                                                             Secretário:Aldo Salvetti
                                                      Conselho Fiscal: Alberto Marques
                                                 Vice-presidente:Junior Bertolli
                                                      Presidente: Domingos Watanabe
                                                    1ª Tesoureira: Neusa Pontelo
                                              Conselho Fiscal: Afonso Alencar
                                                     Conselho Fiscal: Marcio Soares
                                               1ª plano- Conselho Fiscal:Joaquim do Carmo
                                                                  Funcionárias
De camisa lista vermelha:Helio de Jesus 
Conselho Fiscal (Suplente)

                                                      2ª Secretário Anselmo Pontelo
                                                    Jovem Aprendiz: João Paulo de Almeida
Comissão Avilcultura: Maurinho Goulart
Confraternização entre diretores e funcionários
Estiveram em confraternização dia 13 de dezembro, diretores, funcionários e membros das Comissões Técnicas do sindicato Rural Patronal de Ubiratã. O momento foi propicio para comemorar as conquistas de 2012. Diretores estes que voluntariamente se reúnem para discutirem o desenvolvimento e os problemas enfrentados pelos agricultores da região. No entanto, prestamos homenagem a todos não somente porque estamos finalizando o ano, mas pelas conquistas que juntos iremos brindar na festa da partilha. É pelo o reconhecimento desta grandeza, que o Sindicato Rural Patronal de Ubiratã respalda na integração ao esforço, dedicação e doação de cada parceiro que carrega a vontade de ver o município crescer. Isso mostra que não estamos sozinhos, estamos sim, diante de pessoas comprometidas com nossa região.
Aos parceiros que estiveram conosco durante o ano 2012, citá-los por nomes talvez estivéssemos correndo risco de esquecer alguém. Para tanto, queremos espalhar, brindar, bilhar a magia do natal e ano novo no coração de cada um. Dizer muito obrigado seria apenas uma gentileza de nossa parte, dizer apenas feliz natal, feliz 2013 fará parte das mensagens que o momento proporciona.
Queremos mesmo é dizer que o sindicato estará sempre ao seu lado quando precisar. Se acreditarmos em troca de favores isso não é um mérito de tantas conquistas, mas se acreditamos na partilha, doação, fraternidade, companheirismo ai sim, não estamos sonhando, estamos vivendo no paraíso onde todos são capazes de ser feliz de verdade. Deus, obrigado por colocar em nossos caminhos grandes parceiros. Parabéns e feliz 2013 aos homens e mulheres que fazem desta terra a melhor do mundo para viver. Votos de prosperidades aos sócios, clientes e amigos do presidente Sr. Domingos S. Watanabe diretores e funcionários do Sindicato Rural Patronal de Ubiratã .




quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Receita rural




l

Xico Graziano

Empreendedorismo, motivo do encontro que recentemente reuniu, próximo a Curitiba, cerca de 4.500 agricultores, a maioria formada por jovens e mulheres

Vestindo camisetas verdes, o lotado auditório do Expotrade indicava a força dos produtores rurais. Marca da esperança. Encarregado de proferir palestra sobre Os desafios da agricultura sustentável, quedei-me perplexo com aquela multidão organizada, simbolizando a roça paranaense. Mesmo com certa bagagem no embornal da profissão, jamais eu havia falado para tanta gente. Estariam eles dispostos a me escutar, após terem ouvido tantos discursos políticos, inflados e longos, na abertura da cerimônia? Resposta positiva.

Interessava à plateia o tema que eu trataria. Passada a discussão sobre o novo Código Florestal, os homens do campo desejam situar-se corretamente na modernidade. Ninguém quer remar contra a preservação da natureza. Todos, porém, desejam continuar a produzir, tirando seu provento familiar e ajudando com seu trabalho a sustentar a humanidade. Conciliar a produção agropecuária com a defesa ambiental representa um complexo, e estimulante, desafio. Verdadeira lição de casa.

Finalizei minha apresentação conclamando os agricultores a tomarem nas mãos, afirmativamente, a rédea da sustentabilidade no campo. Juntamente com os técnicos, da pesquisa e da extensão rural, ao lado dos ecologistas sérios, os propositivos, e contando com a ajuda das lideranças e das autoridades responsáveis, cabe aos próprios produtores rurais assumir essa agenda agroambiental. Fundir o ruralismo com o ambientalismo. Os agricultores, conscientes sobre os novos tempos, não precisam tomar lição moral de ninguém, muito menos, exagerei, "de ambientalista sem noção, que jamais pisou no barro nem, nunca, carpiu uma lavoura". Aplaudiram-me!

Senhores do seu destino. Há nove anos a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), presidida por Ágide Meneguette, comanda o exemplar Programa Empreendedor Rural, executado em parceria com o Sebrae/PR. Iniciado em 2003, nele já se formaram 18.219 pessoas - a maioria jovens, filhos de pequenos produtores rurais. Durante meses, os alunos cumprem 15 módulos de aprendizagem, abordando áreas de conhecimento técnico e desenvolvimento humano. Somam 136 horas de treinamento profissional, aprendendo sobre planejamento estratégico, sucessão familiar, gestão financeira; discutindo conceitos de autoestima, cidadania, liderança, competências pessoais e grupais. Consistente.

Os cursos presenciais, somados a um projeto prático, qualificam os agricultores, preparando-os para o mundo competitivo. Despertam neles a visão empresarial, empreendedora. Aprendem a ser ousados, sem tirar os pés da realidade; descobrem o valor do planejamento, como integrar-se ao mercado, montar cenários de comercialização. Vislumbram seu sucesso, motivam-se pelo conhecimento. Sensacional.

Pode parecer bê-á-bá da economia moderna. Mas no contexto da agropecuária nacional, no seio dos milhões de pequenos e médios produtores, denominados familiares, o empreendedorismo assemelha-se a uma pequena revolução comportamental. Acontece que impera no campo, desde suas origens, certa dominação. De cima sempre vieram as ordens, primeiro do rei, depois dos latifundiários do açúcar, dos coronéis do sertão, dos senhores de escravos, da oligarquia cafeeira. Isso gerou um traço, na cultura do brasileiro, de excessiva dependência do poder, uma subserviência política que lhe rouba autonomia na vida. Acostumado a cumprir ordens, sente dificuldade de tomar decisões. Noutros casos, joga em outrem, no governo quase sempre, a culpa por seus fracassos. Daí vem a fama de "reclamão".

Fatos marcantes da agricultura brasileira intitula-se recente estudo coordenado por Eliseu Alves, economista agrícola da Embrapa. Partindo do Censo Agropecuário do IBGE (2006), a análise esclarece, de forma incontestável, a importância da tecnologia na geração de renda dos estabelecimentos rurais. Mas, ao mesmo tempo, desnuda um grave problema: a forte exclusão na modernização tecnológica. De um total de 4,4 milhões de estabelecimentos rurais que declararam renda, apenas 500 mil (11,4%) podem ser configurados como de agricultores de sucesso, remunerando seus custos e obtendo receita líquida compatível com qualidade de vida. Respondem por 87% do valor da produção rural.

Um segundo grupo, formado por 1,6 milhão de agricultores, ainda consegue pagar seus custos de produção, mas aufere baixíssima renda líquida. A incorporação de tecnologia poderia levantar a rentabilidade dessa categoria de pequenos produtores. Abaixo desses, dramaticamente existem outros 2,3 milhões de estabelecimentos rurais - a maioria situada no Semiárido nordestino - que acumulam pobreza. Aqui se exigem políticas combinadas com transferência direta de renda.

Conclusão: a melhor receita contra a pobreza rural se chama difusão tecnológica. Por isso fracassa a reforma agrária no Brasil. A terra não mais representa o passaporte da felicidade, como na época antiga, quando enxada e vontade de trabalhar garantiam sucesso. Hoje manda a tecnologia. Basta verificar no levantamento feito pelo Incra (2011): quase 43% dos assentados da reforma agrária abandonaram seus lotes, por desinteresse ou falta de conhecimento para cultivá-los.

Misturando conhecimento com motivação, a Federação da Agricultura do Paraná desenvolve um verdadeiro elixir que ajuda o progresso no campo. Mostra, em eventos inesquecíveis, a primordial tarefa de animar os agricultores familiares, os esquecidos trabalhadores com terra do Brasil. Eles merecem o futuro.

 fonte:

Elcio Chagas da Silva 
Gerente Técnico
41 2106-0435
R Marechal Deodoro, 450 – 17º Andar – Curitiba - PR 

Cursos programados para o mês de Janeiro / 2013 no Sindicato Rural Patronal de Ubiratã:



terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Soja: 65% da soja mato-grossense vai para o exterior




Sessenta e quatro por cento da soja mato-grossense da Safra 2012/ 13, estimada em 24,131 milhões de toneladas, já foi comercializada, conforme estimativa divulgada este mês pelo Instituto Mato -grossense de Economia Agropecuária (Imea). Principal comprador é o mercado externo, para onde vai 65% do grão plantado no Estado, estima o analista Cleber Noronha, destacando que o restante vai para o consumo interno, esmagando para exportação de farelo ou para produção de óleo.
fonte: boletim da faep

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Tendências de mercados


Tendências para os mercados de carnes, lácteos e grãos no Brasil e no mundo

Os dados a seguir foram apresentados durante palestra do Consultor Carlos Cogo na AVISULAT 2012 - III Congresso Sul Brasileiro de Avicultura, Suinocultura e Laticínios, que aconteceu no dia 22 de Novembro de 2012. 

O material traça tendências de médio e longo prazos  para os mais diversos mercados de grãos à carnes, com números importantes também para os granjeiros. Vale a pena conferir. Para acessar os dados completos clique aqui

Abaixo, você confere um uma entrevista de Carlos Cogo sobre esses números ao jornalista João Batista Olivi:

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Confraternização dos diretores e funcionários







Depois de um ano de muitas conquista,trabalhos,reuniões,encontros diretores e funcionários brindaram na noite de ontem 13 de dezembro,  o ano de 2012 que está terminando. Para festejar os trabalhos realizado durante o ano nada que uma deliciosa pizza entre parceiros colaboradores de trabalho.O encontro de ontem registrou mais um momento histórico na vida de cada membro da diretoria do sindicato.Vale lembrar que o sindicato por ser uma empresa privada carrega um compromisso especializado com  diretores e funcionários capacitados a fazer atendimento a todos pessoas.Nossos diretores não mede esforço para se fazer presente em reuniões,palestras etc, voluntariamente para representar a classe mais representativa  na nossa sociedade  são eles os maiores empresários os agricultores.A eles brindamos os desafios e as conquistas que juntos passamos em 2012.Aos sócios,amigos, clientes desejamos que a paz  e o amor reina em cada coração que neste natal as famílias possam brindar a luz do menino Deus nos lares,viva a festa do ano novo,viva a festa entre os povos,que neste tempo mais esperado por todos os homens e mulheres que dia a dia luta pelo pão que nos sustenta.Aos agricultores da nossa região ubiratanense feliz natal feliz 2013.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Show de prêmios em Yolanda





A comunidade de Yolanda estará em festa dia 29 de dezembro.O motivo além do Natal e chegada do ano novo também é porque as mulheres resolveram por as mãos em obras. Depois de passarem por vários treinamentos que o sindicato realizou durante o ano 2012,após criarem a Associação de Mulheres, foram surgindo ideias e mais ideias,com intuito de realizar atividades para o desenvolvimento das pessoas o grupo de mulheres resolveram promover este final de ano o 1ª natal de prêmios em Yolanda  o mesmo tem como objetivo o incentivo aos   moradores para realizarem compras no próprio distrito,despertando e promovendo geração de renda.A pessoa que fizer sua compra no distrito até dia 29 estará concorrendo a vários prêmios como: microondas,centrifuga,vale compra de R$150,00 DVD,Batedeira,vale compra valor R$ 100,00,panela elétrica, vale compra valor R$ 80,00 e um liquidificador e brindes extras.  Mais uma vez é o sindicato fazendo acontecer na vidas das pessoas.Não percam você também pode participar  é só comprar em qualquer comercio ou com vendedores outonomos do distrito de yolanda e preencher cupom já estará concorrendo as estes brindes.

curso da Johndere




Está acontecendo na sala do sindicato hoje 13,o curso de Colhedora da Johndere.O curso está sendo ministrado pelo instrutor da empresa Johndere Sr.Jonatan.A tarde, será realizado  a parte prática com maquinários da Johndere.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Confraternização do senar 2012





Aconteceu ontem dia 11 de dezembro uma  confraternização dos mobilizadores,instrutores e secretários executivos  dos sindicatos da regional 10 de Campo Mourão. O evento aconteceu na Sociedade Rural. Durante o evento o super visor Josiel do Nascimento apresentou o balanço de 2012, e colocando como desafio para 2013 premiação.As cidades que mais realizarem eventos e menos cancelar receberam prêmios em 2013.Este ano Mamborê foi que mais realizou cursos e Araruna foi  quem cancelou menos cursos.Após as explanações foi passado um vídeo - mensagem de natal organizado pela auxiliar do supervisor  Carol ... que há pouco tempo está trabalhando na regional 10.Em seguida foi entregue a cada mobilizador um vinho e servido um delicioso almoço.


segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Cursos realizados semana passada 03 a 08-12

artesanatos Missão Pelicanos

Palha de milho
pensamento longe das drogas
trabalho em equipe 

turismo rural

Area de Lazer 
Instrutora apresenta ao grupo e a futura Vereadora o mascote de Yolanda