quinta-feira, 28 de junho de 2012

Sindicato traz treinamento sobre Ervas Medicinais







 O Sindicato Rural Patronal de Ubiratã realizou entre os dia 28 à 30 de junho  o curso Trabalhador no cultivo de Planta Medicinal - plantas aromáticas e condimentares.
O curso está sendo ministrado pelo instrutor do Senar Engenheiro Agrônomo Carlos Donizete dos Santos Biazoto da cidade de Assis Chateaubriand. Segundo o instrutor o curso tem como objetivo cultivar plantas medicinais, aromáticas e condimentares utilizando as boas práticas agrícolas, “o cultivo, a preparação e utilização das ervas, as ações benéficas e maléficas de todas as ervas, a colheita secagem, e conservação das ervas medicinais, identificação das ervas, nomes populares enfim, saber identificar antes de poder utilizar cada erva, tudo isso deve ser considerando como prioridade para condução das ervas”, ressaltou o instrutor. Os participantes irão receber certificado com Carga Horária 24 horas. Para participar os alunos  terão que ter Idade mínima 18 Anos.
Os assuntos foram: As plantas e os princípios ativos; A importância da identificação correta de plantas medicinais, aromáticas e condimentares (PLAMAC); Práticas de cultivo: seleção das espécies, seleção de áreas de cultivo, preparo das mudas, sistema de cultivo, manejo da fertilidade do solo, controle de doenças, insetos indesejáveis e plantas espontâneas; Descrição botânica, agronômica e indicações de uso das principais espécies cultivadas no Paraná; Colheita, secagem e beneficiamento; Aspectos econômicos e de comercialização; Legislação sobre plantas medicinais; Formas de preparo o uso etc.

Fique sabendo:

ABACATEIRO "Persea Gratíssima": Rico em vitaminas e proteínas, é diurético, combate a gota, o ácido úrico e elimina cálculos renais e biliares. É preferível usar as folhas secas, pois as verdes são estimulantes e aumentam as palpitações cardíacas. A massa do abacate é fortificante dos cabelos e tem alto poder cicatrizante.
AGRIÃO "Sisymbrium nasturtium":  Com enxofre em grande quantidade é um ótimo anti-caspa, diminui e queda de cabelos, é também um tônico estimulante, cicatrizante, depurativo, anti-inflamatório, descongestionante, digestivo, diurético e antiescurbútico.
ALCACHOFRA "Cynara sculymus" Ótimo diurético e eliminador do ácido úrico, reumatismo, atua nos distúrbios hepáticos e digestivos, aumenta a secreção biliar e faz baixar a pressão arterial. Evitar na lactação.
ALECRIM "Rosmarinus officinalis" Muito útil da debilidade cardíaca, é excitante do coração e do estômago. Combate a flatulência, males do fígado, rins e intestinos. O chá é bom para combater a tosse, asma, gripe. Em banhos alivia o reumatismo e cura feridas. Dose normal: De 5 a 10 gr. por litro.
ALFAFA "Medicago sativa" Suplemento alimentar, rica em vitamínas (K), minerais, contém potássio, magnésio, fósforo e cálcio. Age nas anemias e hemorragias. Revigorante nos casos de fadiga e
ALHO "Alium sativum Poderoso depurativo do sangue, é expectorante, antiséptico pulmonar, antinflamatório, antibacteriano, tônico, vermífugo, hipoglicemiante, antiplaquetártio, antioxidante, diminui o colesterol e a viscosi-dade sanguínea. É altamente indicado em diabetes, hipertensão, bronquites, asma e gripes.
AMEIXEIRA "Prunus Doméstica Tanto as folhas como o fruto, servem para soltar o intestino e regularizar as funções digestivas. Como consequência melhoram a pele.
AMOREIRA "Morus Nigra As folhas são empregadas no combate ao diabetes, pedras nos rins e limpar a bexiga. Recentemente descobriu-se ser util na reposição hormonal.
CABELO DE MILHO "Zea Mays" Poderoso diurético, regula as funções dos rins e da bexiga removendo areias e pedras. Chá dos cabelos de milho baixa a pressão e desintoxica o sangue. Não se recomenda o uso em casos adiantados de inflamação nos rins ou bexiga.


quarta-feira, 27 de junho de 2012

Soja: Oil World estima safra mundial 12/13 em 273,9 milhões de toneladas



A produção mundial das principais oleaginosas podem aumentar 8,4% na próxima temporada por conta da recuperação da América do Sul depois da quebra na safra 2011/12 ocasionada por uma forte estiagem causada pelo La Niña. As informações são da Oil World. 

A colheita global deverá totalizar 471,9 milhões de toneladas no ciclo 2012/13, volume maior do que o produzido na temporada anterior de 435,2 milhões de toneladas. Os sojicultores ao redor do mundo deverão produzir cerca de 273,9 milhões de toneladas 15% a mais do que há um ano, segundo a consultoria alemã. 

O Brasil irá produzir, de acordo com a Oil World, cerca de 78,5 milhões de toneladas, recuperando-se da baixa produção de apenas 66,4 milhões de tonelads da safra 2011/12. Já a produção argentina deverá passar de 40,5 milhões para 55 milhões de toneladas. Nos Estados Unidos, o aumento deverá ser de 83,2 mihões para 87,2 milhões de toneladas. 

"Os produtores rurais na América do Sul deverão, claramente, aumentar suas áreas de soja ao ampliar a produção de grãos. Com condições climáticas dentro da normalidade, acreditamos que haverá menos áreas abandonadas e um aumento drástico na área destinada à oleaginosa", disse a Oil World em seu relatório. 

Os estoques mundiais de soja, porém, irão continuar apertados até a primeira metade da temporada 2012/13, uma vez que a colheita sulamericana não começa até o ano que vem. Os estoques mundiais devem recuar para 54,7 milhões de toneladas em 31 de agosto. 

As atenções agora também estão voltadas para o desenvolvimento do clima nos Estados Unidos. O tempo quente e seco e a falta de chuvas podem comprometer o bom desenvolvimento das lavouras. A situação é mais preocupante no Corn Belt, principal região produtora de grãos do país. 

"Isso é motivo de preocupação, principalmente para o milho, que entrou na fase importante de polinização. Ainda há tempo de melhoria para a soja", explicou a consultoria alemã. 
Fonte: Notícias Agrícolas // Carla Mendes

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Nova classificação oficial do milho adiada para setembro de 2013

A FAEP participou de reunião nacional com a cadeia produtiva do milho para discutir novamente a classificação oficial do milho. Inicialmente prevista para entrar em vigor em julho de 2012, o encontro foi realizado a pedido da CONAB para alterar a Instrução Normativa - IN 60 da classificação do padrão oficial do milho.

Participaram da reunião os técnicos do Ministério da Agricultura (MAPA), da Conab, ABIMILHO, OCEPAR, dentre outras entidades. A FAEP esteve representada e foi fundamental nas decisões em favor dos produtores.
 A reunião teve três pontos discutidos:
 1.        Quantificar e informar a quantidade de pedaços de grãos sadios retidos na peneira de 5 mm, admitindo o limite máximo de tolerância de 15%:
Resultado: A proposta da CONAB, de incluir e limitar em 15% no laudo os pedaços de grãos, não foi aceita de tal forma. Acordou-se em quantificar e identificar no laudo oficial os pedaços de grãos sadios retidos na peneira de 5 mm, mas não em limitar na IN 60
2.          Prorrogar o início da vigência da instrução normativa IN 60 de 01.07.2012 para 01.09.2013;
Resultado: Aceita em consenso.

3.          Incluir nos defeitos de “grãos avariados” os grãos ou pedaços de grãos sadios que apresentem manchas ou perfurações decorrentes do ataque de insetos sugadores, porém, sem alterar os limites totais para os defeitos.
Resultado: Não foi aceita a proposta por parte dos classificadores de incluir como defeito as manchas ou perfurações decorrentes do ataque de insetos sugadores.


Atenciosamente,


Gabinete da Presidência 

sexta-feira, 22 de junho de 2012





O Sindicato esteve presente ontem dia 21 de junho na Câmara de Vereadores do Município  de Ubiratã para uma reunião realizada pelo AEAVP - Associação dos Engenheiros Agrônomos do Vale do Piquiri. Reunião esta que foi abordado as propostas dos profissionais das engenharias, agronomia e geociências.Os Assuntos abordados foram: Apresentação da agenda Parlamentar;entrega de cadernos Técnicos/Debate e principalmente apresentação do Programo Campo Fácil a qual está sendo estudado para ser implantado aqui em Ubiratã.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Sindicato realiza atualização de Coletivo







Aconteceu neste ultimo final de semana dias 16 e17 junho  o curso de Atualização do Transporte Coletivo com os motoristas da Secretaria de Educação.O curso foi ministrado pelo Sr. Osni Barbosa da cidade de Cascavel  a atualização do curso Transporte Coletivo teve como objetivo perceber a importância na condução de veículos de transporte passageiros, com eficácia, responsabilidade e segurança.
Pré-Requisitos :
  • Idade mínima : 21 Anos.
  • Escolaridade : Ser alfabetizado; Ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria D; Ter cursado o curso de Condutor de Veículos de Transporte Rodoviário Coletivo de Passageiros e ser portador do certificado cuja validade esteja expirando neste ou no próximo ano.
  • Conteúdo Programático :
- Direção Defensiva;
- Primeiros Socorros;
- Meio Ambiente e cidadania;
- Legislação de trânsito.
O curso foi realizado em parceira com Secretaria de Educação do Município e Senat de Cascavel.


sábado, 16 de junho de 2012

Sindicato faz parceria com Acadêmicos






O Sindicato Rural Patronal de Ubiratã em parceira com os alunos do 7ª Período de Administração da Faculdade Dom Bosco realizou entre os dias 14 a 16 de junho o curso de Aplicação de Agrotóxicos tratorizado.
O treinamento foi realizado na sala do sindicato com o instrutor do Senar da cidade Cianorte Engenheiro Agrônomos Sr. Laerte Genovez. Segundo o instrutor o  curso tem como objetivo “passar informações com procedimentos corretos para Aplicação de Agrotóxicos bem como os cuidados antes, durante e depois das aplicações, isso para não ocorrer uma possível intoxicação” alertou o instrutor.
Segundo o participante Acadêmico Cleverson Salvetti “a parceira foi para realização da III Amostra Ambiental da Faculdade Dom Bosco com foco na conscientização do Meio Ambiente, pois quando se fala em agrotóxicos estamos falando a um fator perigoso e ao mesmo tempo relevante para agricultura. Haja vista, que em todas as culturas, soja milho, trigo etc  é utilizado produtos químicos e muitas vezes de maneira incorreta prejudicando a saúde e ao meio ambiente.Para mim o curso foi extremamente importante como é importante para todos os agricultores, agora com este treinamento terei grande consciência  dos riscos que o agrotóxicos traz e também tive a oportunidade de aprender a forma correta da utilização  dos equipamentos de proteção individual o famoso Epis”, frisou o acadêmico.
Esteve participando do curso também o instrutor do Senar Engenheiro Agrônomo Xisto Roque Pazian Netto da cidade de Mamborê. Para ele o curso foi bem ministrado o instrutor fomenta a curiosidade. “Eu como sendo um instrutor também percebi como é interessante o conhecimento, pretendo ser instrutor desta área, aprendi  as técnicas e as formas corretas sobre aplicação de defensivos, espero com isso melhorar meu  desempenho como instrutor e futuramente atuar na área levando informações para  mais agricultores”, ressaltou Xisto.

Com objetivo de mostrar o uso correto do manuseio sobre Aplicação de Agrotóxicos nas lavouras e para atingir o público dos acadêmicos o instrutor Laerte além de ministrar o curso citado acima, também ministrou uma palestra dia 14 de junho às 19h30min sobre “Agrotóxicos: risco à saúde a ao meio ambiente” na Faculdade Dom Bosco, o evento foi um sucesso. 





quinta-feira, 14 de junho de 2012

Encerrou -se o curso Mulher Atual









Encerrou  -se com um Culto Ecumênico o curso de Mulher Atual no Distrito de Yolanda. O culto aconteceu na Capela Nossa Senhora Aparecida do Distrito no dia 13 de junho celebrado pela ministra da comunidade Celia Cocoletto. O encerramento  foi  em ação de Graças pela  vida. As participantes do curso decidiram fazer na pratica a  ação social  além de realizar o Culto  também  arrecadar alimentos para doar a uma família carente da comunidade. Esteve presente a instrutora do curso Neucy Carneiro da cidade de Campo Mourão que ministrou o evento por alguns. A mesma  frisou ter realizado um ótimo trabalho,"pois as participantes que permaneceram até o final  despertaram bons resultados focando trazer  melhoria à comunidade",ressaltou a instrutora. 

terça-feira, 12 de junho de 2012

Curso de Desenvolvimento Comportamental Iniciou-se hoje





O curso Desenvolvimento Comportamental  (DC) está sendo realizado na comunidade São João e será realizado todas as terças -feiras sendo o mesmo  ministrado pela instrutora do Senar Luciane Pimentel da cidade de Goioerê. 
Recursos Humanos
  Atividades de Apoio agrossilvipastoril - RH
Ocupação: Gestão de Pessoas
Grupo:   desenvolvimento comportamental


Modalidade : Recursos Humanos
Natureza da Programação : RH
Tipo da Programação : Treinamento
Linha de Ação : Atividades de Apoio agrossilvipastoril - RH
Área Ocupacional / Atividades : Programas especiais RH

Objetivo : Potencializar a gestão das competências individuais e institucionais dos participantes, integrando e implementando o envolvimento em ações que permitam à auto-realização e a excelência no cumprimento da missão institucional.Público Alvo : Produtores Rurais e Encarregados ou líderes de comunidade Carga Horária : 128 horas.Vagas : 14 a 16 alunosPré-Requisitos Idade mínima : 18 Anos Escolaridade : Ser alfabetizado

Conteúdo Programático :

 Desenvolvimento Humano (antropologia), visão da pessoa humana, valores (família/trabalho), ética (pessoal e profissional); Desenvolvimento de Competências Interpessoais, relações interpessoais, trabalho em equipe, liderança, motivação pessoal, criatividade e iniciativa, negociação e estratégias, comunicação interpessoal; Desenvolvimento Educacional, aprendizagem (estilos de aprendizagem),
andragogia (educação de adultos), planejamento organizacional, técnicas de apresentação.







segunda-feira, 11 de junho de 2012

Curso de mecanização JAA 2012 Iniciou -se




Iniciou-se dia 11 de junho o curso de Especialização em Mecanização  JAA 2012. Os treinamentos irão acontecer todas as segunda e terças-  feiras  na sala do sindicato. o evento está sendo ministrado pelo Engenheiro Agrônomo Xisto Roque Pazian Netto da cidade de Mamborê. Estão participando do curso os adolescentes que já  fizeram o curso Jovem Agricultor Aprendiz JAA.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Sindicato realiza Palestra para agricultores


Secretária Executiva - Contadora do Sindicato
                                                                       Diretoria do Sindicato

                                                                 Agricultores e Parceiros
                                                     Presença  do Legislativo
                                                     Agricultores homens  e mulheres
                                                     Palestrante Eleutério Czornei- Faep
Nucleo Feminino -Integrada e Sindicato dos Trabalhadores


Atendendo as necessidades dos agricultores o Sindicato Rural de Ubiratã mobilizou uma palestra para levar até o homem do campo  maiores informações.O evento aconteceu dia 05 de junho em parceira com a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) e Cooperativa Integrada. O tema da palestra proposto foi “Casa em Ordem com ênfase na Previdência Social”.
Na oportunidade, foi apresentado ao público a nova diretoria que irá coordenar os trabalhos do sindicato até o ano 2015. A palestra ministrada pelo Advogado da Acessória Jurídica da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) Sr. Eleutério Czornei teve como objetivo orientar o produtor rural sobre seus direitos em relação aos benefícios que ele tem como também suas obrigações. “Hoje a legislação da previdência vem mudando, e a palestra veio esclarecer alguns conceitos, pois é necessário que o agricultor saiba quem é o produtor rural de economia familiar e quem é o produtor rural empregador e o que eles devem cumprir para conseguir os benefícios da ordem da previdência social”, ressaltou Palestrante.
Segundo Eleutério o encontro com os agricultores só veio esclarecer a importância do empregador e empregado estarem em dia com a previdência, se organizar para não sofrer no futuro. ”Tanto o empregador quanto o empregado, deve se ater com as mudanças que possivelmente venha  ocorrer na previdência”, o produtor rural dever sempre procurar o sindicato de sua classe e solicitar informações para que no futuro possa adquirir uma aposentadoria tranqüila” alegou Czornei.
Durante a palestra também foi direcionado assunto sobre Funrural  houve vários questionamentos por parte dos agricultores, muitos saíram satisfeitos com informação relevante, o qual não deixarão  sofrer com problemas futuros. O Presidente Sr. Domingos S. Watanabe e diretores  do Sindicato agradecem a presença de todos.O evento contou com apoio do Sindicato dos Trabalhadores,EMATER,Cooperativa Coagru e principalmente com parceria da Cooperativa Integrada que   cedeu   o local.
Fique sabendo:
A Previdência Social oferece 10 modalidades de benefícios além da aposentadoria. A finalidade da Previdência Social é proteger e oferecer segurança aos trabalhadores nos momentos cruciais de sua vida. Para ter direito aos benefícios da Previdência, você precisa estar inscrito como segurado e manter as contribuições em dia. Cumprindo essas duas exigências,  você pode se considerar um segurado. As contribuições têm alíquotas diferenciadas para contribuintes individuais com registro em carteira e facultativos. A Previdência Social é regida por leis específicas que, ao longo do tempo, evoluem com a sociedade a que servem.
 O pequeno trabalhador rural é considerado um segurado especial na Previdência Social do Brasil. É um segurado que não precisa fazer contribuições para obter benefícios. Tem direito a quase todos os benefícios, só não pode se aposentar por tempo de contribuição. Sua renda é sempre fixada em um salário-mínimo. O trabalhador rural se aposentada por idade e tem um redutor de cinco anos, homens precisam ter 60 anos e mulheres 55 anos. Já o empregador rural é a pessoa física ou jurídica, proprietária ou não, que explore atividade agroeconômica, em caráter permanente ou temporário, diretamente ou através de prepostos e com auxílio de empregados, o mesmo devem recolher em carne o fundo de garantia para que futuramente  possa receber  sua  aposentadoria.
fonte: http://www.aposentadorias.net/2009/10/11

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Sindicato e Agricultores na reta final do projeto








O Sindicato Rural Patronal de Ubiratã junto aos produtores rurais e prefeitura caminham para reta final do projeto sob a construção de uma ponte sobre a Água Portuguesa, e de uma estrada paralela a BR 369.
Com intuito de trabalhar para os agricultores o sindicato há dias vem realizando reuniões com proprietários daquela região para a construção da estrada e de uma ponte que dará acesso aos maquinários agrícolas.
         Os encontros realizados no sindicato foram registrados com relevância na formação de ideias a qual trilhasse com objetivo de seguir adiante o projeto para que o mesmo obtivesse excedo. A execução da estrada e da ponte só foi possível graças ao apoio do sindicato sob a pessoa do presidente do Sindicato Sr. Domingos S. Watanabe e diretores junto a Secretaria de Serviços Rurais do Município. Para tanto, é necessário ressaltar que aproximadamente 20 (vinte) proprietários que irão se beneficiar com estrada contribuíram de igual teor um valor de R$295,00 para a construção da ponte que em breve será inaugurada.
Por essa razão, que o sindicato existe é na busca de resolver os problemas atender os agricultores, representar a classe, cumprir com sua missão, que o faz forte e atuante junto a aqueles que a qualquer momento necessita de um apoio. È o sindicato representando os agricultores da região e lutando para que o setor tenha acesso ás melhores condições de vida.

Convite:
O Sindicato convida você agricultor (a) a participar de uma palestra que se realizará dia 05 de junho, ás 09h00min na Associação Recreativa dos Funcionários da Cooperativa Integrada na Avenida João Medeiros. O assunto a ser tratado será: “Casa em Ordem com ênfase Previdência Social”.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Sindicato e Agricultores na reta final do projeto









O Sindicato Rural Patronal de Ubiratã junto aos produtores rurais e prefeitura caminham para reta final do projeto sob a construção de uma ponte sobre a Água Portuguesa, e de uma estrada paralela a BR 369.
Com intuito de trabalhar para os agricultores o sindicato há dias vem realizando reuniões com proprietários daquela região para a construção da estrada e de uma ponte que dará acesso aos maquinários agrícolas.
         Os encontros realizados no sindicato foram registrados com relevância na formação de ideias a qual trilhasse com objetivo de seguir adiante o projeto para que o mesmo obtivesse excedo. A execução da estrada e da ponte só foi possível graças ao apoio do sindicato sob a pessoa do presidente do Sindicato Sr. Domingos S. Watanabe e diretores junto a Secretaria de Serviços Rurais do Município. Para tanto, é necessário ressaltar que aproximadamente 20 (vinte) proprietários que irão se beneficiar com estrada contribuíram de igual teor um valor de R$295,00 para a construção da ponte que em breve será inaugurada.
Por essa razão, que o sindicato existe é na busca de resolver os problemas atender os agricultores, representar a classe, cumprir com sua missão, que o faz forte e atuante junto a aqueles que a qualquer momento necessita de um apoio. È o sindicato representando os agricultores da região e lutando para que o setor tenha acesso ás melhores condições de vida.

Convite:
O Sindicato convida você agricultor (a) a participar de uma palestra que se realizará dia 05 de junho, ás 09h00min na Associação Recreativa dos Funcionários da Cooperativa Integrada na Avenida João Medeiros. O assunto a ser tratado será: “Casa em Ordem com ênfase Previdência Social”.