sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Yolanda comemora dia do Idoso

                                                   Secretária de Saúde - Cristiane Pantaleão

Bricadeiras com idosos

                                                           Entrega de brindes

Palestra com Drª Kátia Sinara

O posto de Saúde e Centro dos Idosos do Distrito de Yolanda realizou nesta última quarta – feira 28, uma tarde recreativa para os idosos da comunidade. O encontro foi para comemoração o dia do Idoso.
 No evento esteve presente a Médica do Posto de Saúde da Família (PSF), de Yolanda DRª Kátia Sinara e a Secretária de Saúde do Município Cristiane Pantaleão. A equipe organizadora coordenada pela Enfermeira Laura Shiratsu do PSF do distrito, não mediram esforço para a realização do evento. Durante a tarde recreativa várias atividades foram realizadas. Após uma bela acolhida aos Idosos presentes os mesmo tiveram a oportunidade de ouvir uma palestra com a DRª Kátia com o tema: “prevenção queda de Idosos”. Os idosos também tiveram a oportunidade de participarem de dinâmicas, gincanas, brincadeiras descontraídas onde os mesmos foram presenteados com vários brindes doando por empresas e por famílias da própria comunidade.
Segundo a Técnica de Enfermagem moradora do Distrito Marli Nunes B. de Barros disse que “comemorarem o dia do idoso sempre vai ser um plenitude da vida, pois os mesmos além de merecerem esta comemoração, nós como filhos cidadão independente da área de atuação, devemos prestigiar esses nossos “guerreiros”, e oferecerem atenção especial e uma qualidade de vida merecida” ressaltou a Técnica de Enfermagem. Estiveram presentes na comemoração festiva, aproximadamente mais de 10 (cem) Idosos. O evento encerrou-se com um delicioso café da tarde.Vale frisar que o sindicato também contribui para a realização do evento.

                                                                                        

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Encontro do Comitê de Gestores












Aconteceu ontem 26,  em Maringá  um encontro com tema: Encontro  Regional de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais.Estiveram presentes representantes do Comitê de Gestão  de cada Municipio.Durante o encontro vários assuntos foram apresentados com  palestrates - Sr.César Augusto Vialle -e Sr.  Helcio Moreira. Os palestrantes na oportunidade apresentaram assuntos relevantes como:Licitação de acordo com a Lei nº 8.666/93;registro de preços;ciclo de licitação pública - fase interna e externa;disciplina cosntitucional art 37;licitação pública;modalidade  e tipo de licitação;ata convocatório e edital;compras governamentai;educação de fornecedores cadastrados;compras públicas;diretrizes e propostas ;capacitação empresarial e outros.
também foram apresentados oficinas na qual foram apresentados:SECRAE e SISTEMA FIEP;SEED;COPEL ECOHAPAR;SEAP/DEARM;portal de compras do gorverno do Estado do  Paraná;PREFEITURA DE MARINGÁ E CORREIOS;como ser fornecedor do Governo Federal (SICAF E COMPRASNET).
De Ubiratã foram 11 integrantes  que fazem parte do Comitê de Gestão do Minicipio.A mobilizadora de eventos do sindicato, Marinalva Nunes Batista que também faz  parte do Comitê de Gestão do Municipio  esteve presente no encontro. 

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Novo Código Florestal é aprovado na CCJ do Senado

Depois de quatro horas de debates, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (21) o projeto de reforma do Código Florestal (PLC 30/11). Foi acolhido o texto do relator, senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC), que fez pequenas correções de inconstitucionalidades, deixando novos ajustes e o exame das 96 emendas apresentadas pelos senadores para as demais comissões que analisarão a matéria.

Ao defender seu voto, Luiz Henrique reafirmou compromisso de analisar as emendas em novo relatório que apresentará nas comissões de Ciência e Tecnologia (CCT) e de Agricultura (CRA), onde também é relator da proposta. Ele anunciou ainda disposição de construir um voto em conjunto com o relator do texto na Comissão de Meio Ambiente (CMA), senador Jorge Viana (PT-AC).

Na discussão do projeto, diversos senadores elogiaram as alterações feitas por Luiz Henrique, mas apontaram aspectos que seriam contrários à Constituição e permanecem no texto. Visando alterar esses aspectos, foram apresentados dez destaques para votação em separado de emendas que corrigem as inconstitucionalidades.

No entanto, o exame dos destaques foi rejeitado por 14 a 8, o que permitiu a aprovação do relatório de Luiz Henrique, com o entendimento de que a correção de inconstitucionalidades poderá ser feita nas outras comissões ou mesmo com o reenvio do texto à CCJ, caso haja necessidade.

Antes da votação, o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) apresentou voto em separado pela rejeição do projeto, que não chegou a ser votado, face à aprovação do texto do relator.

Próximos passos
O projeto segue agora para a CCT, onde poderá ser alterado no mérito. Uma das mudanças deve ser a inclusão de regras para remunerar agricultores que mantiverem florestas em suas propriedades, como pagamento por serviço ambiental. A proposta é defendida pelo presidente da CCT, Eduardo Braga (PMDB-AM), e consta de emendas apresentadas ao projeto.

O texto também deverá ser alterado na forma, para separar disposições transitórias, como a regularização do passivo ambiental, das disposições permanentes. Essa separação foi sugerida pelo ministro Herman Benjamin, do Superior Tribunal de Justiça, e acolhida por Luiz Henrique e Jorge Viana. O ministro participou de audiência pública realizada no último dia 13, quando os senadores discutiram o projeto de reforma do Código Florestal com juristas e representantes do Ministério Público.

Preservação permanente

No texto aprovado na CCJ, o relator modificou o artigo 8º, oriundo da polêmica Emenda 164, aprovada ao final da votação da matéria na Câmara. O texto dispõe sobre as condições para supressão de vegetação em áreas de preservação permanente (APPs), como margem de rios e topos de morros.

O relator manteve regra que limita a intervenção nessas áreas protegidas a hipóteses de utilidade pública, de interesse social ou de baixo impacto ambiental, incluindo ainda o detalhamento sobre cada uma delas. Luiz Henrique também alterou a redação do caput do artigo para explicitar que a autorização para atividades agrossilvopastoris, de ecoturismo e turismo rural em APP será conferida exclusivamente para atividades consolidadas até julho de 2008.

Essa data é questionada por diversos senadores, que apresentaram emenda propondo sua modificação. Na discussão da matéria, o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) apontou contradição entre o texto do artigo 8º e dos artigos 10, 12 e 35, que também dispõem sobre área consolidada.

Na versão inicial do relatório, Luiz Henrique abria a estados e ao Distrito Federal a possibilidade de dividir com a União poder para definir outras condições de intervenção em APP, além das previstas na lei. Ele, no entanto, retirou esse dispositivo, dizendo ter chegado à decisão após entendimento com o governo federal.

Luiz Henrique também modificou diversos trechos de artigos que estabeleciam a necessidade de futuro regulamento. Com as modificações, o relator determina que questões em aberto sejam sanadas em "ato do chefe do Poder Executivo".

Mérito

Apesar de a análise na CCJ ser restrita a aspectos de juridicidade e constitucionalidade, muitos senadores fizeram considerações sobre aspectos de mérito, deixando explícitas as diferenças de opiniões. Enquanto Lindbergh Farias (PT-RJ), por exemplo, propõe modificar o texto para ampliar a proteção de APPs, Kátia Abreu (DEM-TO) afirma que a implementação das sugestões de Lindbergh obrigaria a retirada dos moradores da Rocinha, no Rio de Janeiro. A necessidade de proteção das APPs também foi defendida por Marcelo Crivella (PRB-RJ).

Outro aspecto discutido foi a necessidade de melhor utilização da terra pela pecuária, como forma de liberar área para a expansão do agronegócio. A baixa produtividade da pecuária brasileira foi apontada pelo senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE). Em contrapartida, Blairo Maggi (PR-MT) lembrou que boa parte da agropecuária no Brasil requer a correção e melhoria do solo, aumentando os custos da produção brasileira.

Fonte: Agência Senado

Sindicato junto ao homem do campo


O sindicato Rural de Ubiratã, sempre trabalhando pelo desenvolvimento do homem do campo, está cada vez mais presente na vida dos agricultores. O sindicato depois de sua reestruturação em 2007, com sua sede própria vêm realizando várias atividades, tanto no setor de eventos como no setor administrativo.
Para tanto, o presidente do Sindicato Sr. Domingos S. Watanabe não mede esforço em poder junto com o Sistema Senar/Faep, disponibilizar aos sócios um atendimento personalizado. O sindicato que tem como missão: representar a classe agropecuária, fornecendo-lhe serviços e informações, visando o crescimento e o desenvolvimento das pessoas e do setor com responsabilidade social, está disponibilizando informação do interesse dos produtores e levando até eles programas, cursos, treinamentos com  qualificação.  
Com intuito de promover o homem do campo, o sindicato por meio de seus diretores e funcionários este ano está realizando 03 (três) atividades que envolvem Programas especializados. Destacamos aqui o Programa Agrinho nas escolas, onde professores durante este ano trabalharam com seus alunos desenvolvendo projetos para serem avaliados e concorrer a vários prêmios. Segundo o site do sistema Senar está pré - agendado para dia 21 (vinte um) de outubro a entrega dos prêmios para os classificados. Alertamos os professores que trabalharam na área experiência pedagógica que resultado da classificação será divulgado dia 29 de setembro para as demais categorias serão divulgado dia 04 de outubro.
Por outro lado, o sindicato está realizando o Programa Jovem Aprendiz JAA, que foi elaborado pelo SENAR-PR diante da necessidade de proporcionar aos jovens do meio rural conhecimento e qualificação de aprendizagem profissional esse programa está sendo realizado no sindicato. Já foram várias atividades realizadas com as duas turmas. O curso JAA está pré - agendado para encerrar dia 01 de dezembro. Já o  Programa  Empreendedor Rural 2011, também está na sua fase final, o mesmo está acontecendo no sindicato,  os participantes estão  realizando  pesquisas para desenvolver projetos que se classificados também concorreram a prêmios.A turma de Empreendedor Rural 2011 já estão se organizando para na  oportunidade participarem do encerramento do programa dia 28 de novembro.
Entretanto, o sindicato alerta aos agricultores que está chegando o prazo para entrega da Declaração de Imposto Territorial Rural, ITR. Informamos aos agricultores que ainda não entregaram procurarem o sindicato. Lembre – se: o prazo para entrega da Declaração vai até dia 30 de setembro.

                     

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Demanda de milho

Milho cai, apesar de demanda chinesa
Os preços do milho encerraram a terça-feira em território negativo na Bolsa de Chicago. O fechamento surpreendeu, já que durante o dia a commodity se valorizou, sustentada pela perspectiva de demanda da China. Analistas preveem que os chineses importarão cerca de 6 milhões de toneladas de milho dos Estados Unidos na temporada 2011/12, considerando o fato de que os estoques locais estão apertados, resultado do maior consumo de milho para ração animal nesta temporada. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) prevê que o consumo de milho da China em 2011/12excede- rá a produção em 4,5 milhões de toneladas.
Com base nisso, o mercado especulou. Investidores venderam nas máximas e impediram que o movimento continuasse. Como fator de pressão esteve a colheita da safra americana, que evolui dentro do esperado. O governo estima que 10% da produção tenha sido colhida até o momento. No final, o contrato do milho para entrega em dezembro caiu 0,29%, a US$ 6,9025 por bushel.
O mercado dos outros GRÃOS teve comportamento semelhante ontem, mas os preços fecharam em alta. A soja subiu 0,15% e o trigo, 0,26%.
Na Bolsa de Nova York, o suco de laranja teve o desempenho mais notável e saltou 3,25%. A temporada de furacões deixa os investidores em alerta para qualquer risco climático na Flórida, principal área produtora dos EUA.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Reunião - Comitê Gestor




Aconteceu na parte da manhã de hoje 21, na sala de reunião da Associação  Comercial Empresarial de Ubiratã- ACEU, reunião com os membros do comitê de gestor que  representam o Municipio  sob a implantação da  Lei Geral.Durante o encontro  foi  apresentado como ficaram os  indicadores da  simplificação e a desburocratização da Lei Geral do Municipio.Esteve presente o Vice -prefeito Orlando Vieira Filho juntamente com e representante de entidades,secretarias, ACEU,SEBRAE e Sindicato.Dentre as explanaçôes foram avaliados implementaçãoda Lei Geral;tributação;acesso ao mercados;associativismo;inovação e tecnologia;crédito e finaciamento;educação empreendedora;acesso a justiça e outros.A reunião foi conduzida por um Consultor do SEBRAE  José Alberto Salvadori.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Reforma do Código Florestal

O projeto de reforma do Código Florestal voltará a abrir a pauta da reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado nesta quarta, dia 21. A apreciação da matéria na CCJ foi adiada pela segunda vez na última reunião

Ao contrário de Aldo Rebelo, cujas convicções impediram que os ambientalistas do governo mutilassem o texto em desfavor da produção rural, o Senador Luiz Henrique, que relata a matéria na CCJ não tem conseguido segurar as pressões do Ministério do 1/2 Ambiente. Luiz Henrique fez alterações no texto a pedido da Ministra Izabella Teixeira. Essas modificações fizeram com que a votação tivesse que ser adiada por mais uma semana.

O Senador Randolfe Rodriques, que vem servindo de manino de recados da turma da Marina Silva no Senado, tem preparado um voto em separado. Caso o texto do Código Florestal seja apreciado na próxima quarta, Rodrigues deverá apresentar seu texto alternativo como forma de atrapalhar a apreciação da matéria na comissão.

fonte:Noticiasagricolas

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

3º Seminário Empresarial





Aconteceu  ontem dia 14, no Colégio Estadual Carlos Gomes e se estenderá até dia 16, o 3º Seminário Empresarial e 6º Semana Pedagógia .Ontem foi a palestra com  o palestrante Amauri Crozariolli como tema: " Lider Empreendedor; preparando e motivando para o futuro". hoje dia 15, será a vez do palestrante Nereu Matiello como o tema: "Renovação e inovação: Os verdadeiros Fatores de Sucesso".Amanha  terá a palestra com o palestrante Gilclér Regina como o tema:  " Lederança e Empreendedorismo: A força da Motivação.Na abertura do evento foi apresentado danças como os jovens do Programa Pro jovens da cidade.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

sindicato realiza Assembleia


O sindicato realizou ontem 13, Assembleia Geral Ordinária para aprovação do balanço Patrimonial - Exercicio 2010.Na Assembléia foram apresentados o demostrativo do Superávit ou Déficit do exercicio em 31/12/2010.A contadora do sindicato Vilma dos Santos Guimarães,explanou assuntos como: receita social,receta com cursos e eventos,convenio,receita patrimonial,receita imobiliárias,despesas operacionais encargo sociais despesas tributarias ultilidades e serviços receitas/ despesas financeiras e outros.
 Após aprovação do balanço foi apresentado aos presentes dois videos um   sobre a questão da reserva legal com tema "por que mudar o código", o outro foi sobre a viagem técnica para Europa que  o presidente do sindicato Sr. Domingos S.Watanabe fez organizada pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná, (Faep).Segundo o presidente, a viagem foi de grande importância, pois teve a oportunidade de ver novas técnicas do cultivo, como também variedades de produção " lá a maioria dos produtores rurais tem pequenas propriedades,mas diverssifica sua produção", ressaltou o presidente. Outros assuntos foram abordados como a viagem técnica  que alguns dos diretores e associados   fizeram dia 01 de setembro para o Rio Grande do Sul, onde foram visitar uma das mairores exposição agropecuária  do Brasil  Expointer 2011.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Visita técnica


Os jovem do curso empreendedor rural 2011 que estão participando de aulas no sidnicato fizeram nesta última segunda -feira um aviagem técnica para para cidade de Novo Aurora Paraná.A viagem foi mobilizada peloinstrutor do Senar Jose Neonelo da cidade de Campo Mourão. Na oportunidade os jovens foram recepcionadosco café rural  pelos Técnos da EMATER da cidade  Sr º Jamil e Srº Gindri dois moradores de ubiratã que prestam  serviços para o Municipio de Nova Aurora.Eles visitaram a propriedade do casal Rosimar Alves e Rosileni, Cachaçcaria Melissa e Mel União da família David Ezuel Gurski e Dalva, Gislan Embutidos e Defumados  por fim os jovens visitaram a feira do produtor COPERAFA- Cooperativa das Agroindustrias Familiares do Oeste do Estado do Paraná.O grupo de emprendedores almoçaram no pesque e pague Sandri.

Agrinho na Amostra Pedagógica






O Sindicato em parceira com o sistema Serviço Naional de Aprendizagem Rural (Senar) e Secretaria Municipal de  Educação,  mais uma vez levou até as criançadas ubiratanense os bonecos do Agrinho. Aninha e Agrinho fizeram a festa na exposição realizada dia 09 de setembro na praça Vereador  Horácio José Ribeiro.Várias barracas com exposições dos alunos de  escolas, creches  apresentaram trabalhos realizados em sala de aulas. Segunda a Secretária da Secretaria da Educação  Jane Cristina Gazzin frisou sobre a importância das apresentanções das escolas. "Aqui os professores e alunos  obtem  oportunidade de apresentarem seus trablhos  para todos os pais e  não só para os pais  de sua escola, os pais comunidade tiveram a oportunidade de  visitar  cada escola" ressaltou a Secretária.

domingo, 11 de setembro de 2011

Curso transporte coletivo finalizou com sucesso





O curso de transporte coletivo que iniciou- se dia 02 de setembro encerrou -se hoje 11. O curso com carga horáriao de 50 horas  agora está sendo realizado com  o registro digital. Também esteve participando do curso uma mulher Edneia Leliana Vieira  de Ubiratã o qual já obetem carteira de habilitação na categoria  C a mesma  a partir de agora já se encontra habilitada para dirigir Van,ônibus veículos que permite tal categoria.Também estiveram  participando do curso 06 pessoas do Municipio de Juranda.O Treinamento foi ministrado pelo instrutor no Senat da Cidade de Cascavel, Osni Barbosa.Vale frisar que os participantes além de receberem sua carteira alterada com curso de transporte coletivo, também irão receber um  Certificado constando as respectivas notas que obtiveram durante as aulas.A realização do curso foi durante dois finais de semana  em parceria com o Senat, sendo o mesmo  particular.

Convite: O sindicato está convidade interessados a participar do curso Mestre de Obras o qual  já  se encontra  agendado para mês de outubro.Favor comprarecer  o quanto antes no sindicato  para fazer sua inscrição, pois  a vagas são limitadas.





sábado, 10 de setembro de 2011

Soja computa pequena valorizações

Após abrir o pregão diurno desta sexta-feira em Chicago no campo misto da tabela, a soja computa pequenas valorizações. De acordo com analistas, apesar da espera de quebra na produção americana no próximo relatório do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), na segunda-feira, 12, a oleaginosa é pressionada pela alta do dólar index, que na abertura do pregão regular subia mais de 70 pontos.

O milho, que também aguarda o relatório subia 1 ponto nos principais contratos por volta das 14h12 (horário de Brasília). Já o trigo, trabalha no vermelho pressionado por especulações quanto a um possível aumento na oferta da Rússia e Europa, que irá reduzir a procura pelo cereal norte-americano.

De acordo com o analista de mercado da New Edge, Daniel D’ávilla, apesar de a expectativa ser de mais uma baixa na produção de grãos norte-americanos, esses preços já estão precificados em Chicago e a surpresa do relatório pode vir do estoques americanos. Para o analista, os preços da soja no patamar dos US$14 são uma boa oportunidade para venda para o produtor.

Quanto ao clima nos EUA, a previsão é de chuva nos próximos dias para parte de Ohio, Indiana e Illinois, o que é uma boa notícia para as lavouras plantadas com atraso. No entanto, a maior parte da safra dos EUA não deve se beneficiar com as chuvas.
 
Fonte: Notícias Agrícolas // Ana Paula Pereira

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Curso de Mestre de Obras

O Sindicato em parceria com a empresa RN Cursos e Treinamentos CNPJ – 08.186.081/0001-78 da Cidade de  Cafelândia está convidando interessados a fazer o curso de Mestre de Obras. O treinamento terá inicio dia 18 de outubro 2011. O curso será ministrado por Engenheiro Civil, Arquiteto Urbanista, Psicólogo, Técnico de Segurança do Trabalho. O treinamento será  no período Noturno. O curso tem carga  horário de 260.
 Os interessados devem procurar o sindicato o quanto antes, pois as vagas são limitadas. Maiores informações -  Fone: 44-3543-1894 ou 91424364 ou 99604304. ou e-mail sr.ubirata@uol.com.br msn mnkanunes@hotmail.com


Objetivo do curso:
Formar Mestre e encarregados de Obras para atuar no gerenciamento das atividades nos canteiros de Obras, com base nos conceitos mais modernos de qualidade, produtividade e segurança no trabalho, visando qualificar e preparar os alunos para atuar no competitivo mercado de trabalho na área da construção Civil.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Curso de Semeadeira e plantadeira







Iniciou-se hoje 05, o curso de Manutenção e Operação de Trator - semeadeira e plantadeira  na sala do sindicato. O treinamento na parte prática esta acoantecendo na Empresa Camgril e na propriedade do srº Erpidio Salvetti.Os conteudos teoricos foram:
Conteúdo Programático :

- Normas de segurança na operação de tratores agrícolas;
- Ajuste da bitola e alinhamento das rodas;
- Lastreamento (líquido e com contrapesos) – índice de patinagem;
- Acoplamento – Sistema hidráulico, TDF e barra de tração;
- Semeadeira e plantadeira;
- Manutenção preventiva e lubrificação;
- Regulagem e operação dos implementos agrícolas

Objetivo : Empregar técnicas corretas na acoplagem, na operação, na regulagem e na manutenção de semeadeiras e de plantadeiras.

ESTE CERTIFICADO NÃO HABILITA O PARTICIPANTE A CONDUZIR A MÁQUINA EM DESLOCAMENTOS FORA DA PROPRIEDADE

sábado, 3 de setembro de 2011

Sindicato leva agricultores para Expointer 2011












O Sindicato Rural Patronal de Ubiratã, juntamente com os Sindicatos de Campina da Lagoa e Nova Cantu, mobilizaram seus diretores para uma viagem técnica nesta última quinta-feira 1º setembro, para o Esteio no  Rio Grande do Sul. Os integrantes dos sindicatos saíram de suas cidades com intuito de visitarem a 43ª Expointer  conhecida como uma das maiores feiras  internacional no Rio Grande do Sul (RS). 
De Ubiratã foram representando o sindicato o 1º Secretário Aldo Antonio Salvetti e sua esposa Vilma Ap. A. Salvetti  2º Tesoureiro Anderson Fernando Pontelo e esposa Luciana Ap. B. Pontelo- Conselo Fiscal  Alberto Ribeiro Marques e sua esposa Vera L. F. Marques – conselho fiscal, Março Soares e Joaquim do Carmo de Souza  juntamente com os sócios Afonso Rosa de Alencar  e esposa  Maria Ap. Peteck, José Beraldo e esposa Maria Ap. S. Baraldo e a contadora  Vilma dos Santos Guimarães.
O  Grupo visitaram  também pontos turísticos de Gramado e Canela, com retorno previsto para dia 05 de setembro.Cada sindicato mobilizou  13 pessoas na qual cada um contribuiu para realização  da viagem. A  viagem idealizado pelo sindicato de Campina da Lagoa foi para levarem suas representantes a prestigiarem de perto grandes inovações na área agropecuária. A viagem está sendo feita em parceria com a Federação da Agricultura do Estado do Paraná ( Faep).