sexta-feira, 30 de março de 2012

Cursos programados para o mês de ABRIL / 2012 no SINDICATO RURAL PATRONAL de Ubiratã:



Município
Local do Curso
Início
Fim

   
Ubiratã
 Distrito de Yolanda
11/04/2012
13/06/2012

   
Ubiratã
Associação dos funcionários - Cooperativa Integrada
25/04/2012
26/04/2012

   
Ubiratã
Sindicato Rural Patronal
16/04/2012
17/04/2012

   
Ubiratã
SOS
23/04/2012
24/04/2012

   
Ubiratã
Sindicato Rural Patronal
16/04/2012
20/04/2012

Curso especializado para ônibus urbano e Rodoviário particular início – 21-04 carteira de habilitação  - D
                     Mopp - Cargas perigosas particular – dia 23 ao dia 27/04 habilitação -  B

quinta-feira, 29 de março de 2012

Sindicato realiza curso de culinária no Conjunto Boa Vista







O Sindicato Rural Patronal de Ubiratã em parceira com o Bairro Boa Vista da comunidade São Vicente. O curso de produção Artesanal de alimentos – beneficiamento e transformação caseira de mandioca foram realizados entre os dias 29 e30 de abril com a instrutora Tecnóloga de Alimentos Cleidimar Rocha de Oliveira da cidade de Campo Mourão.
Segundo a instrutora do senar “o curso de culinária vem para diversificar as receitas para as pessoas que muitas vezes não sabem o que fazer de especial para uma sobremesa, ou até mesmo diversificação na hora de preparar um alimento para sua refeição.O curso de Mandioca traz várias pratos, podemos estar fazendo com a mandioca: pudim,sorvetes,tortas,sonho,pão,biscoitos,torradinhas, sem contar com os pratos deliciosos  refogados e fritos,sopas,estrogonofe,chipes e outros”,ressaltou a instrutora.
 O curso tem como objetivo desenvolver produtos a base de mandioca aplicando técnicas de produção e boas práticas de higiene. Durante o treinamento vários assuntos foram relatados para aos participantes. Conteúdo Programático foram: Definição do manipulador de alimentos; Perigos físicos, químicos e biológicos;
 Boas práticas; Qualidade da água; Controle integrado de pragas;
 Preparo dos alimentos: compra armazenamento, pré-preparo, higienização, cocção dos alimentos e resfriamento; Considerações gerais sobre: composição química, função e valor nutritivo da mandioca na alimentação humana; Intoxicação alimentar; Escolha de matéria-prima; Processo de transformação da mandioca em farinha de mandioca, farinha de biju e polvilho doce; Processamento mínimo de mandioca; Receitas a base da mandioca; Medidas de segurança no trabalho, responsabilidade social e ambiental e outros.
Receita – Bolinho de Mandioca                                   

 

1 q de mandioca
2 gemas
1 colher (sopa) de margarina
Cheiro verde (eu uso bastante)
Sal, pimenta dedo de moça
Recheio
200 g de carne moída
1 cebola grande picadinha
2 dentes de alho amassados
200 g de mussarela ralada (no ralo grosso)
Cheiro verde
Sal e pimenta à gosto
Ovos e farinha de rosca para empanar
óleo para fritar
Modo de preparo:
Cozinhe a mandioca até quase desmanchar, escorra e retire aquelas fibras grossas e amasse com a ajuda de um garfo (não use o processador, pois essa massa é bastante pesada), coloque a massa em uma tigela grande e espere esfriar um pouco, acrescente as duas gemas, a margarina, cheiro verde e temperos, amasse bem e reserve. Para o recheio faça um refogado com a carne moída e deixe que fique bem sequinho, depois de frio acrescente a mussarela ralada. Montando: molhe as mãos na água e forme os bolinhos, coloque o recheio, feche e empane. Frite em óleo quente. Pode ser congelado, antes de fritar.






quarta-feira, 28 de março de 2012

Código florestal

Depois de tantas discussões acerca do novo Código Florestal, o governo federal está considerando outra possibilidade para resolver a questão: manter o atual código, de 1965, revelou o jornal Folha de S. Paulo.

Segundo o diário, para flexibilizar as leis do atual código para os pequenos produtores, o governo preparou dois decretos que aumentam os prazos para a recomposição de áreas florestais desmatadas em pequenas propriedades e permitem o cultivo de café, maçã e uva nas encostas que são Áreas de Preservação Permanente (APPs) , que foi o que justificou a proposta de reforma do código, em 2009.

“Se eles fizerem uma reedição do decreto dando segurança jurídica ao pequeno produtor, podem descomprimir a tensão dos ruralistas”, declarou Sarney Filho, deputado do PV-MA, ao periódico.

O deputado referiu-se ao decreto de 2008 que regulamenta a Lei de Crimes Ambientais e atribui multa ao descumprimento da Lei das Florestas. A implementação do decreto está sendo suspensa há três anos, e a última prorrogação vale até o dia 11 de abril. A presidente Dilma Rousseff já advertiu, no entanto, que não pretende adiar a aplicação do decreto novamente, o que permitirá que as multas sejam cobradas.

De acordo com o site O Eco, a possibilidade de manter o atual Código Florestal é um aviso aos parlamentares de que o governo prefere aprovar o texto do Senado, e não o que passou pela Câmara, mais permissivo aos desmatadores.

O site estima que, em vez do veto, o governo também poderá adiar a votação do novo código para depois de abril ou até mesmo para depois da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que acontecerá no Rio de Janeiro em junho deste ano.

Críticas internacionais - O debate sobre o Código Florestal brasileiro não é uma exclusividade de nosso país; a discussão já ultrapassou nossas fronteiras e alcançou diversos grupos nacionais e internacionais fora dos limites do Brasil, que questionam a aprovação da nova lei.

Na terça-feira (13), no Fórum Mundial da Água, que acontece em Marselha, na França dos dias 12 a 17, um grupo de ambientalistas e políticos brasileiros protestou contra a aprovação do novo código.

Após o discurso de Kátia Abreu, senadora do PSD-TO, grande apoiadora da nova lei, o grupo teve a ideia de instalar um grande copo de plástico em forma de troféu no meio do estande do Brasil no encontro, para simbolizar a entrega de um ‘copo vazio’ para quem defende a nova legislação.

Já na quarta-feira (14), um grupo de parlamentares europeus enviou à presidente Dilma uma carta criticando a posição do governo brasileiro em relação à mudança no Código Florestal. O texto dos europeus alega que a nova lei beneficiará o agronegócio mas terá um alto custo para o Brasil e para o mundo.

“Esse retrocesso dramático vai impactar muitos milhões de hectares de floresta valiosa, com consequentes emissões de gases do efeito estufa em escala colossal, aumento de erosão do solo, de risco de inundações e deslizamento de terra e dos custos da produção agrícola”, afirma a carta.

O texto, conduzido por Daniel Cohn-Bendit, líder do grupo verde do Parlamento Europeu, e assinado também pela presidente do Partido Verde europeu, pelo prefeito de Montreuil, na França, e por dois economistas, lembra também que o programa eleitoral de Dilma “prometeu evitar o enfraquecimento da legislação florestal”.

Por fim, Cohn-Bendit pede que a presidente vete as alterações no código, visando corresponder à imagem do país como comprometido com as questões ambientais. “Apelo para que você use sua influência para evitar a suavização da legislação florestal. Confio que vá manter sua palavra e proteger as florestas brasileiras e o clima do mundo”, conclui.

fonte: noticiasagricolas

segunda-feira, 26 de março de 2012

Paraná semeou 88% da área prevista de milho safrinha

Segundo o Departamento de Economia Rural (DERAL), 88% da área prevista para o milho safrinha foi plantado no Paraná.

A estimativa é de que a cultura ocupe 1,90 milhão de hectares nesta temporada, 13% mais na comparação com a safrinha passada.

A produção está estimada em 9,56 milhões de toneladas de milho, frente a 6,33 milhões de toneladas em 2010/2011. Este resultado vai depender do clima.

Ainda segundo o DERAL, 71% das lavouras de milho safrinha no estado estão em boas condições, enquanto 29% estão em condições medianas.
 
Fonte: Scot Consultoria

quarta-feira, 21 de março de 2012

A contribuição sindical deve ser descontada em Março


SINDICATO DOS PROFISSIONAIS ASSESSORES, EXECUTIVOS E AUXILIARES DE ADMINISTRAÇÃO DE ENTIDADES DE CLASSE PATRONAIS DO ESTADO DO PARANÁ – SINPAES
Rua Presidente Faria, 51 – 4º andar – conj. 402 – Fone (41) 3015-9667
www.sinpaes.org.br     sinpaes@sinpaes.org.br
CEP 80020-918 – CURITIBA – PR.

Curitiba, março de 2012.

Prezados Senhores:

Alertamos a Vossas Senhorias que neste mês de março deve ser descontada da correspondente folha de pagamento dos empregados a contribuição sindical de 2012 em favor deste SINPAES.
A base de cálculo para o pagamento da contribuição sindical de cada empregado é a sua remuneração percebida no mês de março de 2012 dividida por 30 (trinta) = correspondente a um dia de trabalho.
A contribuição sindical é compulsória (Art. 579 da CLT) e deve ser recolhida, no próximo mês de abril, em qualquer agência bancária, bem como em todos os canais da Caixa Econômica Federal (agências, unidades lotéricas, correspondentes bancários, postos de auto-atendimento).
Lembramos que a GRCS pode ser gerada e impressa eletronicamente pela própria contribuinte (entidade de classe patronal) em nosso site na internet www.sinpaes.org.br , devendo, para tanto, serem obedecidos aos seguintes passos:

·         na página inicial clicar em [CONTRIBUIÇÃO SINDICAL – GRCS];
·         na página seguinte, após ler atentamente as instruções, clicar em [CLIQUE AQUI PARA GERAR E IMPRIMIR A GRCS];
·         ao abrir a página preencher o campo com os caracteres escritos na imagem; Confirmar;
·         na página CONTRIBUIÇÃO SINDICAL URBANA, ao lado esquerdo clicar na opção [Incluir Guia];
·         no campo [Tipo de Identificação da Entidade] optar ou pelo CNPJ ou pelo Código Sindical do SINPAES, conforme item abaixo;
·         no campo relativo ao [CNPJ] ou [Código da Entidade Sindical] digitar ou o CNPJ 81.911.299/0001-38 ou o Código Sindical  03427, de acordo com a opção adotada no item anterior;
·         no campo [Grau da Entidade] selecionar [Sindicato]; Confirmar;
·         não preencher os campos seguintes. Confirmar;
·         nesta tela [Geração da Guia de Recolhimento da Contribuição Sindical Urbana – GRCSU para pagamento], aparece a identificação do SINPAES. Confirmar;
·         na janela seguinte (guia), preencher os dados solicitados em todos os campos. No campo “código atividade” usar:
o   941 para “atividades de organizações empresariais e patronais” (associações em geral [comerciais, industriais, outras]);
o   942 para “atividades de organizações sindicais” (de qualquer grau). Confirmar;
·         na janela seguinte, clicar em [Visualizar Impressão] para verificar se o preenchimento está correto. Em caso positivo, seguir as instruções e dicas para obter melhor impressão. Imprimir.
                                                          
Outras informações sobre a contribuição sindical encontram-se inseridas na página “contribuição sindical” do site, ou podem ser obtidas pelo telefone (41) 3015-9667.
A Caixa Econômica Federal também disponibiliza terminais em suas agências para o preenchimento da guia para a entidade de classe patronal contribuinte que não tiver acesso a internet.       
Colocando-nos à disposição de Vossas Senhorias para quaisquer outros esclarecimentos, renovamos, neste ensejo, nossos protestos de elevado apreço e distinta consideração.

Atenciosamente,

fonte: sinpaes@sinpaes.org.br 

segunda-feira, 19 de março de 2012

Inicia -se curso de Informática Yolanda





Está acontecendo na Escola Maria Gomes Bezerra do Distrito de Yolanda o curso-  Trabalhador na Administração de Empresas – Inclusão Digital
Modalidade : Formação Profissional Rural
Natureza da Programação : Aperfeiçoamento
Tipo da Programação : Treinamento
Linha de Ação : Atividades de Apoio Agrossilvipastoril
Área Ocupacional / Atividades : Administração rural

Objetivo : Oferecer conhecimento necessário para o utilizar o computador, acessar a internet e buscar informações para obter melhores resultados na gestão de seus negócios.

Público Alvo : Trabalhador e Produtor Rural
Carga Horária : 16 horas.
Vagas : 10 a 14 alunos

Pré-Requisitos :
·       Idade mínima : 16 Anos.
·       Escolaridade : Ser alfabetizado

Conteúdo Programático :
Introdução a informática; o que é a internet; conhecendo aplicativos Br office; navegando na internet
O curso está sendo ministrado pelo instrutor Engenheiro Agrônomo da Cidade de Cianorte Ramom Ponce. Para a realização do evento o sindicato contou com o apoio da direção da escola Maria Gomes Bezerra sob direção da SRª  Ivone Gorge.


sexta-feira, 16 de março de 2012

Sindicato em todos os eventos


          O Sindicato Rural Patronal de Ubiratã em cumprimento com sua missão de Ser o sindicato de referência regional, forte, atuante e representativo, não medem esforços para defender os interesses dos associados e clientes, buscando uma prestação de serviço com dinamismo e com assessoria relevante, promovendo a integração e o desenvolvimento do agro negócio da região.
          Por isso, durante a semana o sindicato realizou eventos e marcou presença em alguns dos eventos realizados pelos parceiros. Representando o setor agrícola e fazendo sua contribuição social nos dias 12 e13 de março o sindicato levou para no Centro de Atenção Pscossocial  (Caps), o curso de culinária - derivado de soja o mesmo foi ministrado pela instrutora do Senar Marlene Redecki da cidade de Mamborê.
            Durante  o curso vários assuntos foram abordados como: Definição do manipulador de alimentos; Perigos físicos, químicos e biológicos; Boas práticas; Qualidade da água; Controle integrado de pragas; Preparo dos alimentos: compra armazenamento, pré-preparo, higienização, cocção dos alimentos e resfriamento; Considerações gerais sobre: composição química, função e valor nutritivo da soja na alimentação humana; Intoxicação alimentar; Histórico sobre a cultura da soja; - Soja na alimentação humana e seus benefícios à saúde; Soja na prevenção de doenças cardiovasculares, tensão pré-menstrual, climatério (menopausa) e osteoporose; Soja e diabetes; Escolha de matéria-prima; Enzima lipoxigenase – importância do choque térmico Produção de farinha, o extrato e o resíduo de soja; Receitas a base de soja; Medidas de segurança no trabalho, responsabilidade social e ambiental. Entretanto, o curso obteve também parceria com Casa dos Fogões. No término do curso foram  degustados  as delicias de  pratos feito com a soja.
               Por outro lado, representando o sindicato a mobilizadora de eventos Marinalva Nunes Batista participou na última terça – feira dia 13 de março do V encontro Internacional das Mulheres Rurais organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais, EMATER em parceira com FETAEP e Senar. No dia houve palestras relevantes, uma delas foi com a Coordenadora de Educação previdência da Previdência Social – Maringá- PR  Alice Gomes e Gerente Regional do INSS – Campo Mourão Ivete Teixeira Tanahaki. Cuidados  Fundamentais no Trânsito  com o inspetor da Policia Rodoviária Federal – Cascavel – PR - Fêlix Ribeiro da Silva, Obesidade e sobrepeso com médico Clínico Geral, especialista em Ultraciografia – Marcio Rodrigues  Salim Estática e Beleza da Mulher com Bioquímica e Farmacêutica Graduada em Manipulação - Débora pereira de Lara  
            O sindicato também esteve presente no evento quinta-feira dia 15 de uma palestra  na Associação Atletica do Banco do Brasil (AABB) - mobilizada pela agência do Banco do Brasil de Ubiratã, representada pelo  Gerente Geral Roberto Luiz Valduga. A palestra foi ministrada pelo Analista Técnico Rural da Cidade de Cascavel, Pedro Antonio Xavier. O encontro teve como objetivo Orientar os presentes para operacionalização de custeio antecipado - safra verão12/13. O palestrante apresentou dados relevantes sobre prazo para contratação das operações, estado beneficiados, itens financiáveis, plano técnico, croqui de localização, encargos financeiros, teto operacionais, rastreabilidade,orçamentos referenciais,  operações e serviços e outros.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Palestra Banco do Brasil/ATNC Cascavel




Aconteu hoje dia 15, uma palestras  na Associação Atletica do Banco do Brasil  (AABB) -  mobilizada pela agência do  Banco do Brasil de Ubiratã, representada pelo  Gerente Geral Roberto Luiz Valduga. A palestra foi ministrada pelo Analista Técnico Rural da Cidade de Cascavel, Pedro Antonio Xavier.Marcou presença no encontro representantes da EMATER, Sindicato dos trabalhadores Rurais, Cooperativas- Coagru e Integrada, Agronomos dos entrepostos da Cooperativa Coagru de Yolanda, Nova Cantu Anay, Campina da Lagoa, Rio Verde,representantes da Coamo e Sindicato Rural Patronal.O evento teve como objetivo Orientar os presentes para operacionalização de custeio antecipado -  safra verão12/13. O palestrante apresentou dados relevantes sobre prazo para contratação das operações,estado beneficiados,intes financiavéis,plano técno,croqui de localização,encargos finaceiros,teto operacionais,rastreabilidade,oramentos referenciais,  operaçoes e serviços e outros.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Código Florestal: Mudança na liderança do governo adia votação

A mudança no comando das lideranças do governo na Câmara e no Senado adiou, mais uma vez, a votação do novo Código Florestal (PL 1876/99), que estava prevista para esta semana. A reforma foi aprovada pelos deputados em maio de 2011, seguiu para o Senado, e agora a Câmara precisa avaliar as alterações feitas pelos senadores. A nova data de votação da reforma ainda não foi definida.

O presidente da Câmara, Marco Maia, afirmou que o motivo do cancelamento das votações no Plenário nesta terça-feira (13) foi dar tempo ao novo líder do governo, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), de “tomar pé” dos projetos que estão na pauta de votação. Por determinação da presidente Dilma Rousseff, Chinaglia substituiu o deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) na liderança.

O relator do novo Código Florestal, deputado Paulo Piau (PMDB-MG), já concluiu seu parecer. Entre as mudanças que fez no texto vindo do Senado, ele pretende retirar o artigo que prevê um percentual mínimo de área verde nas novas expansões urbanas. “Vinte metros quadrados de área verde por habitante na expansão das cidades é um exagero, porque a própria ONU recomenda 14 metros quadrados por habitante. E o Brasil já pratica, segundo o Ministério do Meio Ambiente, 14 a 15 metros quadrados por habitante", destacou.

O relator considera que as regras para as áreas de preservação permanente (APPs) que foram ocupadas ilegalmente por atividades como a pecuária são o ponto mais difícil para um acordo. Paulo Piau diz esperar que o novo líder do governo estude bastante a proposta, por considerar que o novo código é urgente para o País.

O deputado Ronaldo Caiado (GO), vice-líder do DEM, ressaltou que o setor agropecuário também tem pressa na votação, já que no dia 11 de abril vence o decreto presidencial que prorrogou a anistia às multas por desmatamento aplicadas a proprietários rurais que descumpriram a legislação atual.

"A crise hoje no Parlamento foi determinada pela própria presidente da República, que destituiu o líder do governo. O acordo feito com a presença do líder do governo e dos demais líderes partidários no final de dezembro foi que a primeira matéria que seria votada em sessão extraordinária nos dias 6 e 7 de março seria exatamente o Código Florestal. Como tal, ele é prioritário, e está na escala em primeiro lugar", afirmou.

As propostas de mudança no Código Florestal, que é de 1965, tramitam na Câmara há mais de dez anos.
fonte: notícias agricolas

Encontro de Mulheres




Aconteceu dia 13 de março o V encontro Internacional das Mulheres Rurais organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais e EMATER em parceira com FETAEP e Senar. O Evento aconteceu o dia todo  com almoço e várias palestras.

Palestra com: a Coordenadora de Educação previdência da Previdência Social – Maringá- PR  Alice Gomes
 Gerente Regional do INSS – Campo Mourão Ivete Teixeira Tanahaki

Cuidados  Fundamentais no Trânsito 
 Com o inspetor da Policia Rodoviária Federal – Cascavel – PR - Fêlix Ribeiro da Silva

Obesidade e sobrepeso

Com médico Clínico Geral, especialista em Ultraciografia – Marcio Rodrigues  Salim

Estática e Beleza da Mulher

Com Bioquímica e Farmacêutica Graduada em Manipulação - Débora pereira de Lara

Cadastro do Segurado Especial

Assessora Regional Fetaep/ EMATER – Moreira Sales/PR Solange Santos

terça-feira, 13 de março de 2012

Curso de Culinaria - derivado de Soja






Encerrou-se dia 13 o curso de culinária - derivado de soja  que  foi realizado no Centro de Atenção Pscossocial  Caps, com a isntrutora do Senar Marlene Redecki da cidade de Mamborê.Durante  o curso vários assuntos foram abordados como:

- Definição do manipulador de alimentos;
- Perigos físicos, químicos e biológicos;
- Boas práticas;
- Qualidade da água;
- Controle integrado de pragas;
- Preparo dos alimentos: compra, armazenamento, pré-preparo, higienização, cocção dos alimentos e resfriamento;
- Considerações gerais sobre: composição química, função e valor nutritivo da soja na alimentação humana;
- Intoxicação alimentar;
- Histórico sobre a cultura da soja; - Soja na alimentação humana e seus benefícios à saúde;
- Soja na prevenção de doenças cardiovasculares, tensão pré-menstrual, climatério (menopausa) e osteoporose;
- Soja e diabetes;
- Escolha de matéria-prima;
- Enzima lipoxigenase – importância do choque térmico
- Produção de farinha, o extrato e o resíduo de soja;
- Receitas a base de soja;
- Medidas de segurança no trabalho, responsabilidade social e ambiental.
Vale ressaltar que o curso obteve parceria também com Casa dos Fogões - sobre direção do Sr. Tarciso.No término foi degustado as delicias de  pratos feito com a soja.

segunda-feira, 12 de março de 2012

MERCADO DE COMMODITIES

  • Na sexta-feira (9), os preços dos grãos foram pressionados pela estratégia de realização de lucros. Na maior parte do pregão a tendência foi de elevação nos preços, repercutindo o relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). O corte na produção do Brasil e Argentina, reavaliando a produção mundial para 245,07 milhões de toneladas, no primeiro momento impactou o mercado. Porém, no transcorrer do dia, prevaleceu a realização de lucros.
    No mercado da soja, os contratos para março/12 foram negociados a US$ 29,36/saca, aplicando o dólar vigente equivalente a R$ 52,40/saca. Os contratos para maio/12 fecharam a US$ 29,49/saca (R$ 52,63/saca). Pela primeira vez no ano, os preços internacionais de 2012 ultrapassaram os preços praticados em igual período de 2011 (R$ 29,24 por saca).
    Quanto ao milho, os contratos para março/12 foram negociados a US$ 15,44/saca (R$ 27,56/saca).
    No mercado doméstico, os preços da soja estão alinhados com a Bolsa de Chicago, O preço médio da soja foi de R$ 47,74 por saca. Vale lembrar que em igual período de 2011, o preço ao produtor era de R$ 44,17/saca. Para o milho a média foi de R$ 23,17/saca e o trigo manteve a estabilidade em R$ 23,83/saca contra R$ 26,28 por saca em igual período de 2011.

    fonte:DTE/FAEP

sexta-feira, 9 de março de 2012

Curso Inclusão Digital






O Sindicato Rural Patronal de Ubiratã em parceira com a Faculdade Dom Bosco realizou entre os dias 05 a 08 de março o curso de Inclusão Digital.
 Com duas turmas, uma no período da manhã outra período da tarde. Esteve ministrando as aulas o Engenheiro Agrônomo instrutor do Senar da Cidade de Cianorte Ramon Ponce Martins, o mesmo trabalhou com a introdução a informática abordando o que tem de melhor e a relevância da internet como também apresentou aos alunos o conhecimento aplicativo Br office e outros. 
Durante as aulas teóricas os alunos tiveram a oportunidade de sanarem suas duvidas, pois os mesmos trabalharam frente a um computador realizando treinando. O curso de inclusão digital tem como objetivo oferecer conhecimentos necessários para utilizá-lo o computador, acessar a internet e buscar infamação para obter melhores resultados na gestão de seus negócios.
Segundo o instrutor do Senar Ramon P. Martins ressalta que “ao ministrar um curso eu fico satisfeito quando a turma se interage no assunto, no curso mercado futuro, gestão rural, classificação de sementes como este de inclusão digital,enfim todos os cursos que eu venho ministrando, aprendendo também com os participantes é muito valoroso, pois além de ensinar a conhecer melhor as técnicas da informática, como: conhecer o teclado; como criar uma pasta nos documentos; operar o editor de texto; operar o Excel, além disso, o melhor resultado obtido é a integração de conhecimentos entre ambos, porque aprender não significa somente uma busca de conhecimentos, e sim aprender significar estar em busca constante”, frisou o instrutor.
  Outros assuntos:
O sindicato informa que está fazendo Imposta de Renda 2012, informamos ainda  que a Declaração vai até dia 30 de Abril.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Parabéns Mulheres!!

Dia Internacional da Mulher

8 de março de 2012
O Sindicato de Ubiratã  quer   neste   Dia Internacional da Mulher pedir  à  você para   fazer uma reflexão:


dia  da Mulher...... muito mais que uma data comemorativa, tem como propósito provocar discussões, debates e ações com relação a participação da mulher na sociedade.
O sindicato rural, como segmento também responsável pela vida da comunidade, tem o dever de se manifestar na busca de avanços sobre o papel da mulher.
Nos dias atuais a “presença” da esposa de agricultor vem marcando progressos e realizando trabalhos de grande representatividade e, acima de tudo, deixando muito clara a iniciativa feminina.
No Sistema sindical do nosso Estado, Faep/Senar temos  três mulheres que  presidem Sindicatos Rurais de seus municípios.
São elas:
Ana Thereza da Costa Ribeiro do Sindicato Rural de Porecatu
Lisiane Rocha Czech – Sindicato Rural de Teixeira Soares
Sueli Maria Bachim dos Santos – Sindicato Rural de Uraí
A elas os parabéns da equipe do Sindblog
Na data de hoje, em todos os locais onde se realizam eventos, é óbvio, não podem passar em branco as reivindicações sobre uma sociedade onde a mulher não seja alvo de discriminação e violência.
Em Curitiba, ao meio dia, as igrejas tocarão os sinos como um alerta à população quanto a violência doméstica onde a mulher é a maior vítima.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Curso de Inclusão Digital




Está acontecendo na Faculdade Dom Bosco um curso de Inclusão Gigital. Curso este  Mobilizado pelo sindicato iniciou-se dia 05  e encerrará amanhã dia 09 com duas turmas, uma periodo da manhã outra no periodo da tarde.  curso está sendo ministrado peloisntrutor do senar Ramom Poncel da cidade de Campo Mourão.

terça-feira, 6 de março de 2012

Curso de Oratória para funcionários dos sindicatos











Estiveram participando de um curso de Oratória  nos dias 02 e 03 de março na cidade de Campo Mourão  as funcionárias do Sindicato a Contadora   Vilma dos Santos Guimarães  e a Jornalista Marinalva Nunes Batista. No intuito de dar continuidade ao curso de Desenvolvimento (DC) a Faep/Senar vem levando  até seus parceiros  os Sindicatos  treinamentos relevantes, tanto para os agricultores como também capacitação aos funcionários e diretores.Contudo o curso de oratória foi realizado no sindicato  com mobilizadores e secretários executivos dos sindicatos da regional 10  de Campo Mourão.Já está pré-ajendado um curso de escrita rural.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Câmara tem seminário para discutir impactos do novo Código Florestal

 
A Frente Parlamentar Ambientalista e o Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável realizam nesta terça-feira (28) o seminário “Código Florestal: o Que Diz a Ciência”.

O evento reunirá pesquisadores e cientistas para discutir os impactos negativos da proposta do novo Código Florestal. O projeto que altera o Código Florestal (PL 1876/99) foi aprovado na Câmara no ano passado. Como o Senado modificou o texto aprovado pelos deputados, o texto será votado novamente pela Câmara neste ano.

Confira as diferenças entre os textos da Câmara e do Senado.

Às 18 horas, será exibido o documentário “Toxic Amazônia”, dirigido por Bernardo Loyola e Felipe Milanez, sobre a investigação da morte dos ambientalistas José Claudio Ribeiro e Maria do Espírito Santo, ganhadores do prêmio da ONU Heróis da Floresta, assassinados em maio do ano passado, no Pará.

Também durante o evento, será encaminhada aos presentes uma petição pública em favor da imediata proteção de Laisa Sampaio, irmã de Maria do Espírito Santo e cunhada de José Cláudio, que vem recebendo ameaças de morte, da mesma forma como foram ameaçados sua irmã e seu cunhado, antes de efetivamente serem executados por causa de sua luta contra o desmatamento ilegal do assentamento onde viviam.

fonte: noticias agricolas

quinta-feira, 1 de março de 2012

Novo Código Florestal

Publicações da imprensa desta quarta-feira (29) falam de articulação política entre ruralistas e ambientalistas para aprovação do Novo Código Florestal já com previsão de que o texto seja revisto em cinco anos.

Para Homero Pereira, Deputado Federal (PSD-MT), essa idéia é boa, tanto para quem defende a produção quanto a preservação. Porém, isso não deve impedir que sejam feitas alterações no texto que veio do Senado Federal e que agora será analisado na Câmara. “Falar ‘não se mexe mais’, é uma visão caolha, de quem não quer ver o óbvio. Temos que fazer uma lei exeqüível!”, diz.

Homero é um dos líderes da frente parlamentar da agropecuária, grupo que, na hipótese de um embate mais duro na votação do texto, não irá abrir mão de defender os interesses da produção de alimentos. “Achamos um absurdo ter que tirar, num país, como o nosso, 30 milhões de hectares de área que está produzindo”, afirma.

A possibilidade de uma queda na produção de alimentos brasileira contradiz com o que José Graziano da Silva, que assumiu a direção da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), defendeu recentemente. Ele pede um aumento na produção do país, posição também defendida pela presidente Dilma Roussef.

Fonte: Notícias Agrícolas