segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Sindicato apoio aos participantes do - PDLS










     

Com intuito de atendê-los prontamente e levá-los a participarem de cursos, eventos e treinamentos profissionalizantes, o Sindicato Rural Patronal de Ubiratã, sempre vem apoiando seus sócios, clientes agricultores, para o desenvolvimento sócio econômico ambiental.
 Por essa razão, mais uma vez o sindicato na pessoa do presidente Sr. Domingos Watanabe e diretores, estão dando grande apoio aos participantes do curso PDLS-Programa de Desenvolvimento de Liderança Sindical. Curso este que se iniciou dia 28 e 29 de outubro na sala de treinamento do sindicato e se estenderá nas seguintes datas 28 e 29, 17, 18,19 e 24, 25, 26, de novembro. Os encontros estão sendo realizados no período integral das 08h00min ás 17h00min.
Contudo, o sistema Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), instituiu o Programa desde 2007 com objetivo de fortalecer o Sistema diante dos desafios provocados por uma nova realidade política – econômica. A meta do programa é continuar proporcionando aos dirigentes dos sindicatos um melhor entendimento das funções diretivas e de lideranças, bem como um diagnóstico de cada uma das entidades para permitir a elaboração de planos estratégicos.
Os encontros e treinamentos do programa vêm atender algumas ações de 147 sindicatos visando à melhoria do quadro associativo, reestruturação física e atividades, como também a prestação de serviço e divulgação de informações. Os participantes do PDLS após o treinamento estarão aptos a se matricularem nos cursos de Oratória, Redação e Redação Empresarial.
O curso está sendo ministrado pela instrutora do Senar da cidade de Umuarama Michele Carla Roço Piffer.Segundo ela o curso vem “atender as necessidades de cada sindicato,tanto no quadro de reestruturação participativa  como no quadro de informação para os  membros da diretoria.O treinamento visa capacitar os membros do curso  a conhecer e discernir a relevância  do verdadeiro líder,ou seja, despertá-los para liderança dentro da sociedade a qual pertence” ressaltou a instrutora.
Estão fazendo o treinamento (PDLS) as seguintes pessoas: Danilo Peteck Alencar, Cláudio Coyti Suzuki, Joaquim do Carmo de Souza, Antonia C.de Menezes, Neusa Pontelo do Nascimento, Jefersom C. Salvetti, Yohio Uemoto, Adelson Souza de Melo, Aldo A. Salvetti,Marcio Soares, Mauro Goulart de O. Neto,Marinalva Nunes Batista,Bruna Cocoleto, Diego Renan da Silva, Dirceu R Barbosa, Maria de L. Lopes Gasparotto e o vice-presidente Anselmo Fernando Pontelo.
                                              

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Sindicato realizou hoje assembleia








Segue abaixo a pauta do dia:
Pauta - Assembléia Geral 27-10-11

Local – Sindicato Rural Patronal

Horário: 09h00min horas

Assuntos:

Ø  Aprovação da proposta orçamentária 2012,

Ø  Edital de convocação de eleição triênio 2012 a 2015,

Ø  Chapa-apresentar documentação até dia 14/11/2011,

Ø  Números de cursos realizados senar/faep 2011 total: 50  – e curso PDL - Programa Desenvolvimento de Liderança 28 e 29 início,

Ø  Reunião importante – na Câmara de Vereadores 27/11/2011 às 16h00min horas – assunto sobre desenvolvimento rural,

Ø  Andamento da Estada BR- 369.

Ø  Outros assuntos.




quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Cursos e Assembleia

                                                             Aplicação Agrotóxicos
Aplicação de Agrotóxicos

                                              Grupo Feminino Integrada -  Panificação
                                                                         Panificação
                                                                   Plantas medicinais
Prática do curso Plantas Medicinais

O sindicato está realizando cursos  em parceria com Senar e Faep. Esta semana está acontecendo o curso de aplicação de aglotóxcos que  se iniciou segunda feira, na sala de treinamento do sindicato, já curso JAA Jovem Agricultor Aprendiz que  vem sendo realizado há dias  com duas turmas todas as terças e quintas -feiras   foi realizado esta semana na sala de treinamento na Cooperativa Integrada.Também está acontecendo até  o curso de Plantas medicinais no conjunto  Boa Vista com instrutor de Assis Chateubriand Carlos Donizete dos Santos Biazoto. Hoje dia 26, está acontecendo também o curso de panificação na Cooperativa Integrada na cozinha da Associação dos funcionáriaos com instrutor do Senar Roberto Silveira Borges.Amanhã  dia 27/10 às 09:00 da manhã  vai acontecer na sala do sindicato  a Assembleia Geral, entretanto todos os sócios estão convidados. Vale apena convidar também interessados a fazer o curso de PDL - Programa de Desenvolvimento de Liderança,  este iniciará dia 28/10,  os treinamentos serão para pessoas interessadas a serem lideres da comunidade.O curso será ministrado pela instrutora do senar da Cidade de Curitiba.O mesmo será desenvolvido em 4 (quatro) etapas de dois dias.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

APAE recebe prêmio do Agrinho







Foram receber o prêmio Agrinho 2011 em Curitiba na última sexta -feira 21 de outubro a profesora de Educação Especial da APAE de Ubiratã Maria Joana R. Santos Rocha juntamente com  aluno premiado Juliano Teixeira de Oliveira  e sua mae Maria Aparecida Teixeira. Os vencedores foram classificados em  2º lugar na categoria Desenho.Segunda a professora o evento foi muito importante, " exelente muito organizado, nunca tinha presenciado a emoção de ver as pessoas felizes recebendo vários prêmios, é gratificante para nós professores. Para mim foi um enjeção de ânimo para poder trabalhar firme nos projetos do agrinho. Ano que vem pretendo trabalhar na categoria pedagógica para ver se consigo ganhar um carro,quem sabe, frisou a professora alegre por ter ganho um TV tela plana. Já o aluno vencedor do desenho que trabalhou com  o titulo " Lugar de gente feliz",Juliano Teixeira, disse que "só a viagem já valeu,pois tive a oportunidade de conhecer além do boneco Agrinho que já conhecia, tirei foto com Aninha e o Nando ele são muito divertidos,tinha palaços com bricadeiras,gostei muito de ganhar também a TV, vou por a tv  no meu quarto", ressaltou o Aluno.Junto com Ubiratã foram, ganhadores de Boa Esperança,Mamborê,Juranda e Campo Mourão.Representando o Sindicato esteve marcando presença no evento a Mobilizadora de Eventos Marinalva Nunes Batista. 

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Sindicato traz para Ubiratã curso de Mestre de Obras





O Sindicato Rural Patronal de Ubiratã em parceria com a empresa RN Cursos e Treinamentos CNPJ – 08.186.081/0001-78 da Cidade de  Cafelândia iniciou-se dia 18 de outubro o curso de Mestre de Obras. O treinamento esta sendo realizado no sindicato todas as quarta e quintas - feiras período noturno com 23 participantes.
 No primeiro dia de aula foi ministrada pelo Laboratorista de solo e Concreto em asfalto Sr. Richard de Carvalho Costa da cidade de Cascavel. Além desta aula o curso será ministrado por Engenheiro Civil, Arquiteto Urbanista, Psicólogo, Técnico de Segurança do Trabalho. Durante o curso serão estudados alguns assuntos: Integração de grupo; Exercitando sua liderança influência e motivar sua equipe; ser líder. Segurança na Construção Civil; Relações Trabalhistas; Leitura interpretação de projeto da construção civil; organização e localização de carteira de obras; infra- e supra - estrutura; qualidade e produtividade; vedações e esquadrias; revestimentos e pisos; instalações elétricas; e hidráulicas; programação e acompanhamento e controle de obras; especificações e orçamentos; sistema de impermeabilização e outros.
 O curso tem como objetivo formar Mestre e encarregados de Obras para atuar no gerenciamento das atividades nos canteiros de Obras, com base nos conceitos mais modernos de qualidade, produtividade e segurança no trabalho, visando qualificar e preparar os alunos para atuar no competitivo mercado de trabalho na área da construção Civil, o curso está sendo realizado no período noturno, das 19h30min às 22h30min horas. . O treinamento será no período Noturno. O curso tem carga  horário de 260horas.




terça-feira, 18 de outubro de 2011

Tecnologia da Embrapa Solos permite a produção de tomates sem resíduos de agrotóxicos

 

A Embrapa Solos, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária no Rio, apresenta nesta terça, dia 18, no município de São Sebastião do Alto, na região serrana do Estado, o tomatec. Trata-se de uma tecnologia desenvolvida pela empresa para a produção de tomates sem resíduos de agrotóxicos.

No Sítio Rio Negro, onde será feita a apresentação, estão plantados dois mil pés de tomates, cultivados pelos pequenos produtores locais. O evento reunirá técnicos da Embrapa Solos e agricultores das regiões serrana, norte e noroeste do Estado.
Segundo o engenheiro agrônomo José Ronaldo Macedo, pesquisador da Embrapa Solos, o tomatec é um sistema de produção que permite utilizar qualquer cultivar ou variedade de tomate. Ele se caracteriza pelo ensacamento das pencas, que garante que o fruto não fique contaminado por pragas nem por resíduos de agrotóxicos.

Não se trata, contudo, de produção orgânica, uma vez que existe, quando necessária, embora em escala reduzida, a aplicação de produtos químicos contra pragas, como defensivos agrícolas ou fungicidas, esclareceu.
Macedo explicou ainda que a tecnologia permite reduzir o custo dos produtores em cerca de 10%, ampliando a produtividade em até 30%. Ele avaliou que a redução no custo é um grande ganho, porque haverá aumento de produtividade e porque a ideia no futuro é que o produtor tenha esse produto valorizado.
A tecnologia desenvolvida pela Embrapa Solos baseia-se em pontos que podem ser adotados por qualquer agricultor. Um deles é a introdução do sistema de plantio direto, que envolve rotação de culturas, para o solo não ficar contaminado por pragas e doenças que atingem o tomate.
A condução do tomate, ou tutoramento, é feita nessa tecnologia de forma vertical e não inclinada, como ocorre tradicionalmente, o que favorece a criação de um microambiente muito úmido próximo às plantas. Pelo tomatec, o tutoramento é feito com fitilhos que são usados uma vez e, depois, entram na rotação de culturas, como, por exemplo, a ervilha ou o feijão de corda. 
Outro ponto reúne o uso da irrigação por gotejamento com a adubação. A essa técnica dá-se o nome de fertirrigação. Na produção tradicional de tomate, os produtores usam mangueira de duas polegadas.
– É um sistema muito arcaico. Na fertirrigação, o produtor fica com o tempo de irrigar e adubar liberado para fazer outros tratamentos – diz Macedo.
Em seguida, vem o manejo integrado de pragas. Duas vezes por semana, o agricultor percorre a lavoura, analisando um número pequeno de plantas. Ele anota as doenças encontradas e, ao final do monitoramento, quantifica as pragas.
– Se houver necessidade, aplica o inseticida ou fungicida.
O agrônomo da Embrapa Solos destacou que como as pencas deverão estar ensacadas nessa etapa do plantio, os sacos protegem contra a aplicação de defensivos.
– E os produtores têm a garantia de que vão colher 100% dos frutos, que não são atacados pelas brocas, praga que, nos tomates, causa prejuízo de mais de 50% do plantio se não houver o tratamento adequado – explica. 
Segundo Macedo, o agricultor ganha em termos de produtividade com o ensacamento, pelo fato de o inseto não conseguir atingir o fruto. Sem o ensacamento, a perda da lavoura atinge, em média, de 20% a 30%.
No fim de novembro, a Embrapa Solos realizará um dia de campo em Nova Friburgo (RJ) para a apresentação do tomatec.

fonte:
AGÊNCIA BRASIL

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

curso de aplicação agrotóxicos -costal

 Iniciu-se hoje  17, o curso de  trabalhador na Aplicação de Agrotóxicos - Costal NR 31  na Comunidade São  João. O curso está sendo realizado em aprceria com Souza  Paulo Roberto Marchesan  durante o curso vários assuntos serão tratados como:

- Apresentação e manuseio do equipamento;
- Cuidados gerais na pulverização;
- Produtos usados;
- Revisão e lavagem do pulverizador;
- Aquisição de produtos fitossanitários;
- Transporte e armazenamento de produtos fitossanitários;
- Calibragem;
- Preparo da calda;
- Aplicação do produto fitossanitário com pulverizador costal manual;
- Tríplice lavagem e destinação final de embalagens de agrotóxicos;
- Conhecimento das formas de exposição direta e indireta aos agrotóxicos;
- Conhecimento de sinais e sintomas de intoxicação e medidas de primeiros socorros;
- Rotulagem e sinalização de segurança;
- Medidas higiênicas durante e após o trabalho;
- Uso de vestimentas e equipamentos de proteção pessoal;
- Limpeza e manutenção das roupas, vestimentas e equipamentos de proteção pessoal;
- Discussão sobre a Norma Regulamentadora 31 – NR 31.
O curso tem como objetivo proceder à aplicação de agrotóxicos com pulverizador costal manual de forma precisa e consciente.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Soja opera com volatilidade frente a dados do USDA

As cotações futuras da soja operam com volatillidade no pregão regular desta quinta-feira. A oleaginosa abriu a sessão diurna em Chicago no território negativo da tabela, mas logo em seguida voltou a operar no azul. Às 11h58 (horário de Brasília) a oleaginosa apresentava leves perdas, com recuo de 2 pontos no contrato maio/12. Já o milho perdia 13 pontos e o trigo 16 pontos nos principais contratos negociados na CBOT.
Segundo analistas, as cotações da soja sofrem com a demora das economias europeias em solucionar os problemas da dívida grega e dos bancos no continente e com o avanço da colheita no Cinturão de Produção norte-americano.
No entanto, o último relatório de oferta e demanda do USDA (Departamento de Agricultura dos EUA), que aportou números de redução na produção da oleaginosa no país, dão fôlego aos preços, mas não são suficientes para segurar as cotações do grão. Ainda de acordo com analistas, a soja realiza lucros da terça-feira, quando ganhou mais de 60 pontos em seus contratos.
O trigo deve seguir repercutindo o relatório do USDA que  mostrou um declínio na demanda de exportações do cereal. De acordo com analistas, as cotações devem manter-se em queda devido ao aumento na competitividade com países como a Rússia, Canadá e Austrália.
O milho também deve continuar no vermelho sob pressão de relatório do Departamento norte-americano. O grão é pressionado pelo contrato do vizinho trigo e exerce influência negativa sobre os futuros da soja.

fonte:noticiasagricolas

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Curso de manejo de corte

Iniciou-se hoje 13, na Cooperativa Integrada  o curso de Manejo de Corte de Gado com  veterinario e instrutor  do senar da cidade de Cascavel Antônio Queiroz. O objetivo do curso é implantar o manejo correto de bovinos de corte, tornando a atividade sustentável.Durante o curso os participantes terão aulas teóricas e práticas, nas aulas teóricas serão estudos os seguintes intem:  Conteúdo Programático :

- Manejo de crias;
- Cuidados com a vaca no pré-parto;
- Cuidados com o recém-nascido;
- Alimentação;
- Identificação - descorna e desmame;
- Controle sanitário;
- Recria de novilhos e novilhas;
- Mineralização;
- Marcação;
- Desenvolvimento;
- Reprodução;
- Seleção para reprodução;
- Castração de novilhos;
- Terminação ou engorda;
- Instalações;
- Manejo de matrizes adultas;
- Estação de monta;
- Cuidados na gestação;
- Reposição do plantel;
- Manejo de touros;
- Vida reprodutiva.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Empreendedor Rural termina com sucesso!




Terminou com sucesso  a primeira fase do curso Empreendedor Rural 2011. A fase final do curso encerra-se  no  dia 28 de novembro em Curitiba com entrega de  prêmios para os melhores projetos apresentados.Hoje dia 11 de outubro encerrou-se a participação dos jovens que há dias estão em  aulas práticas e teóricas na sala do sindicato.Com 4(quatro) projetos para serem  encaminhados para Curitiba o instrutor José Leonelo ressalta que o "curso foi muito aproveitoso,os participantes tiveram a oporunidade de aprender a montar um projeto, eu percebi o interesse de todos",frisou o intrutor. Os projetos a serem encaminhados serão sobre frango caipira,cultivo de morangos,técnica de plantação da soja e milho,manejo de gado.Os participantes além de participarem de curso eles teram oporutnidade gratuitamente de  irem no encerramento dia 28 de novembro em Curitiba para assistirem apresentações dos  projetos classificados.Segundo o presidente Sr. Domingos Watanabe esses cursos que a Faep e o senar oferecem "são para os jovens os mais novos participarem  mesmos, eles que trarão novas ideias para o desenvolvimento do Municipio," alegou o presidente.O curso finalizou com um delicioso coquitel, com 15 participantes a qual os mesmos irão receber um certificado de 260 horas.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Sindicato e SOS



curso-Floricultura

 turma - Floricultura

Floricultura

 Turma- Plantas medicinais
Plantas  Medicinais

Plantas Medicinais

Plantas Medicinais

O sindicato em parceria com o  Serviços de Obras Sociais (SOS) realizarau curso de plantas medicianis e curso de Floriculra. O curso de Plantas Medicinais aconteceu na sede o SOS  entre os dias 28 a 30 de setembro com a instrutora do SenarTatiane Zeniqueli Martins. Já o curso de Floricultura começou hoje 10, vai até quinta feira  dia 13 de outubro, na isntituição SOS,  são tres dias de cursos. O mesmo está ministrando pela isntrutora do Senar da cidade de Cianorte Heloísa Cristina Torqueti Gavioli.O curso  de Floricultura tem como objetivo:desenvolver a atividade de produção de flores e outras plantas ornamentais.Durante o curso vários assuntos seram estudados como: 

- Introdução à floricultura;
- Viveiro;
- Substrato;
- Fatores ambientais;
- Multiplicação de plantas;
- Tratos culturais;
- Doenças em plantas ornamentais;
- Pragas;
- Principais cultivares e tipos de cultivo.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Sindicato e APAE vibram a conquista do aluno - Agrinho 2011







O Sindicato Rural de Ubiratã juntamente com a Escola Educação Especial - Jesus Menino - APAE, na pessoa da Professora de Pedagogia, Pós - Graduação em Educação Especial, Maria Joana Ribeiro dos Santos Rocha e do aluno Juliano Teixeira de Oliveira de 17 anos, vibramos  a conquista de prêmios que irão receber dia 21 de outubro em Curitiba, os mesmos participaram do Programa Agrinho – 2011.
 A professora Joana trabalhou com os alunos na categoria desenho educação especial, programa este inserido tanto na rede particular quanto na rede pública. Segundo a professora o resultado se deu porque “foi uma dedicação muito árdua de todos os alunos, trabalhamos juntos com dedicação, nossa felicidade é enorme pelo Juliano ele por ser esforçado, caprichoso, dedicado foram de 05 a 06 desenhos que ele fez e um dele foi escolhido”, frisou a professora acrescentando que desde quando começou o Programa Agrinho ela já vem trabalhando com seus alunos. Já o aluno Juliano Teixeira está muito feliz agora só na expectativa de receber seu prêmio em Curitiba, pois ele não sabe o que irão receber, pode ser um Computador, ou uma TV, DVD, Bicicletas ou uma Máquina Fotografica.
Para o Diretor da APAE   Valmir Ferreira dos Santos essa conquista se deu pela parceira que sempre trabalhamos “o interessante é que a escola, professores e principalmente o aluno Juliano o premiado, todos estamos ganhando com isso e estamos  felizes, porque a escola está conseguindo dar o subsidio para o aluno, pelo desenho  do Juliano trabalho este que levará o nome da APAE de Ubiratã para todas as cidades, temos que dar os parabéns para professora Joana e o aluno Juliano, enfim à todos que de uma forma ou de outra fez sua parte para essa conquista”, ressaltou o Diretor. Maiores informações sobre as classificação estão no site, www.senarpr.org.br/Agrinho2010/premiados2011.asp .


Nascimento do Agrinho
 O Programa Agrinho teve seu início em 1995 quando foi desenvolvida a proposta pedagógica que tinha por essência os “temas transversais” e o primeiro material para alunos de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental pela Federação da agricultura do Paraná (Faep), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sindicatos Rurais. Na ocasião priorizou-se a temática ambiental em decorrência da necessidade de responder a problema pontual de extrema gravidade no meio rural - o da contaminação da população por agrotóxicos.
                  Nova modificação fez-se necessária quando o governo estadual iniciou a implantação do processo de nuclearização das escolas, fator determinante para que o Programa AGRINHO passasse a trabalhar com crianças e jovens do meio urbano. Em meados de 2002, o Programa passa por mais uma ampliação para contemplar outros temas que se faziam igualmente Prioritários: Meio Ambiente, Saúde, Cidadania e Trabalho e Consumo. Novos materiais são desenvolvidos, desta vez para alunos e professores. Um novo ciclo se inicia, e este, se completa em 2006.
              Em 2006, quando o Programa completou 10 anos, realizou-se uma ampla avaliação e com base nesta, todo o programa foi repensado e a proposta foi acrescida de novos temas e materiais. Em 2007, o Programa completa 12 anos de trabalhos no Paraná, o material do aluno recebe outra estruturação, passando a ser organizado por série e não mais por temas, e o material do professor é composto por dois livros. O público é ampliando, além das escolas da rede pública de ensino, este ano, estaremos trabalhando com a rede particular de ensino, tendo a proposta pedagógica baseada na interdisciplinaridade e na pedagogia da pesquisa. 
            Em 2008, mais de 95 % dos municípios paranaenses aderiram ao Programa Agrinho.  Ao aderir ao programa os municípios podem solicitar sem qualquer ônus,  capacitação dos professores e envio de materiais para todas as crianças e adolescentes regularmente matriculados nas escolas públicas municipais ou estaduais. Confira quais os municípios que desenvolverão ações do Programa Agrinho em 2008




quarta-feira, 5 de outubro de 2011

JAA visita Integrado







           Os jovens do curso Jovem Agricultor Aprendiz (JAA) visitaram ontem dia 04, a Faculdade Integrado de Campo Mourão.O curso que iniciou-se dia 02/08/2011 será realizado até dia 01/12 no sindicato. Os jovens estão tendo a oportunidade de fazer várias visitas,já visitaram a propriedade do Srº Osmar Bartoli, a propriedade da Srª Almerinda Fogaça, onde de perto conseguiram detectar os empreendimentos dos agricultores na propriedades.
          Com intuito de levar conhecimento a instrutora e Engenheira Agrônoma  Greice Alves Macena Massignan da cidade de Campo Mourão não mede esforço para realizarem viagem técnicas com as duas turmas na qual vem  trabalhando todas as terças e quinta feiras na sala do sindicato.Na visita da Faculdade Integrado os jovens tiveram a oportunidade de conhecer todas as atividades desenvolvida pela instituição, inclusive laboratórios de corpo humana e animal .
         A principio os jovens visitaram as salas de informáticas onde a coordenadora do curso Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema fez breve esplanação sobre a importãncia do curso.Também foram apresentado aos jovens os curso disponibilizados pela instituição sendo eles:Pedagogia;Nutrição,Medicina Veterinária.Farmácia,Enfermagem,Educação Física, Direito,Ciências Biológicas Bacharel  em Licenciatura e Técnologia em Análise e desenvolvimento de Sistemas. Além da visita na Faculdade do centro também fora visitar a Faculdade Campos.No periodo da tarde os jovem tiveram a oportunidade de assistirem ao Filme Smorf no Cinema. Alguns jovens relataram  que pela primeira vez vai  ao cinema.Segundo a Instrutora Geice "trabalhar com jovens é muito gratificante,pois além dos mesmo serem curiosos eles desperta a vontade de aprender,conhecer eles estão sempre a procura de coisa nova", ressaltou a instrutora.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Curso de corte costura finaliza com sucesso










Ecenrrou-se dia 03,o curso  de corte costura que iniciou-se dia 08/08/2011. O curso foi ministrado pela instrutora do Senar de Assis Chateaubriand Maria de Lourdes Barbara Bucalão.Os treinamentos foram realizados nas dependencias ADEFIL. Segundo a isntrutora o" o curso foi exelente, as particiapantes se desempenharam muito bem,todas tiveram a oportunidade de aprender confexcionar roupas para sua família,acredito que ficaram satisfeitas",frisou a instrutora. O cursto tem como objetivo desenvolver habilidades para a confecção de roupas. Durante o curso foram destacados alguns assuntos relevantes como:
Conteúdo Programático :

- Apresentação do instrumental necessário para o evento; técnicas de traçar moldes pela apostila do SENAR-PR; métodos diversos para traçar moldes; instrumentos de medida: apresentação e manuseio; metodologia adequada para tirar e anotar medidas; traçado básico de peças do vestuário feminino; cortes de peças do vestuário feminino; cálculo de metragem do tecido; preparo do tecido; disposição de moldes sobre o tecido; corte do tecido; características do tecido; modelos diversos; lubrificação da máquina de costura; fixação e enchimento de bobina; regulagem da máquina de costura; classificação de tecidos e linhas; aviamentos; alinhavo da peça; prova da peça; reajuste da peça; costura da peça; formas diversas de acabamento: zíper, casas, bainhas, tirar linhas; traçado básico de camisa; corte de camisa; traçado básico de calça ou saia-calça; corte de calça ou saia-calça. Destacamos que o curso foi realizado em parceria com  Prefeitura.O  encerrou-se do curso de Corte de Costura terminou  com a degustação de um delicioso coquitel.